quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Curiosidades | Achas que sabes tudo sobre castanhas? Olha que não! ;)

Partilhar
Feliz Dia de São Martinho, meus amores!



Sabiam que este é um dos meus dias favoritos do ano? É que a castanha é uma das minhas guloseimas preferidas. Seja assada, cozida com erva doce ou frita, nunca digo que não a esta iguaria. Não só porque é deliciosa, mas também muito nutritiva. 

Esta predilecção levou-me a fazer uma pesquisa sobre a castanha e não é que encontrei muita informação interessante? Ora vejamos:



História


Acredita-se que a castanha é uma invenção de pastores e lenhadores há mais de mil anos. Sentavam-se à fogueira e era ali que cozinhavam as castanhas colhidas nas proximidades. Este fruto sempre foi muito popular, o seu aproveitamento remonta à pré-história. 

Atualmente podem não passar de uma guloseima da época mas na Idade Média as castanhas chegaram a ser a grande base da nossa alimentação, sendo utilizadas em sopas, guisados, cozidos e até na preparação de pão e biscoitos, em épocas em que os cereais escasseavam. 


Valor nutritivo:


Se evitam comer castanhas pelo seu valor nutritivo, não sabem o que estão a perder! Apesar de muito calóricas, as castanhas estão cheínhas de nutrientes que são muito benéficos para a saúde, como as gorduras monoinsaturada e polinsaturada, vitaminas e minerais, destacando-se os glícidos, o potássio e as vitaminas C e B. 





Perda de peso:

Ainda não estão convencidos? Então saibam que as castanhas fazem parte do grupo de frutos ideais para emagrecer. Há estudos que indicam se forem aliadas a uma dieta, elas auxiliam na perda de peso por serem ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível do sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras. 



Saúde:

Por serem ricas em fibra, proteína, cálcio, ferro, potássio, zinco, selénio, vitamina E, ácido fólico, entre outros, as castanhas ajudam a equilibrar a tiróide, previnem tumores, fortalecem o sistema imunológico e protegem-nos contra a ação de radicais livres. São também poderosas na prevenção de doenças cardíacas.


Posto isto, eu cá vou continuar a deliciar-me com castanhas. 
E vocês? Já conheciam estas propriedades da castanha? 




Sem comentários:

Enviar um comentário