sábado, 17 de novembro de 2012

Sugestão de Fim-de-Semana: Muffins de Abóbora Recheados com Queijo Fresco

Partilhar
Novembro é mês de tons quentes de outono e sabores intensos no paladar. Por isso, este fim-de-semana, aconselho uma doce surpresa que em tudo combina com esta altura do ano: muffins de abóbora recheados com o nosso queijo fresco - um queijo de textura macia e aveludada, com uma frescura natural que quebra a intensidade do sabor dos alimentos que acompanha!
 
Uma combinação mais-que-perfeita que une diferentes texturas, de uma forma simples e bem docinha. Ideal para dar cor aos dias cinzentos que nos esperam lá fora!



Mãos à obra e bom apetite!


Ingredientes (para 12 unidades):
150g de queijo fresco Saloio Natural
Margarina para untar a forma
1 abóbora média
1 ½ c. sopa de açúcar branco
½ colher de chá de aroma de bauninha
120g de farinha integral
140g de farinha
½ colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de canela moída
½ colher de chá de gengibre
½ colher de chá de noz moscada
60g de nozes picadas
1 ovo
140g de açúcar mascavado
80ml de óleo vegetal
125g de iogurte natura


Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Unte a forma de muffins. Corte a abóbora ao meio, retire o interior, as pevides, solte a polpa e corte-a aos pedaços. Coza-a em água a ferver durante 8 minutos, escorra bem e reduza a puré grosseiro; pese 250g de polpa de abóbora para a massa. Bata o queijo fresco com o açúcar branco e o aroma de baunilha até obter um creme espumoso. Misture a farinha com o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, as especiarias e as nozes. Bata o ovo. Adicione o açúcar mascavado, o óleo, o iogurte e a polpa de abóbora, misturando tudo muito bem. Envolva a mistura de farinha por breves instantes. Deite metade da massa na forma de muffins. Em seguida deite 1 colher de chá do preparado de queijo fresco sobre cada cavidade e termine com a restante massa dos muffins. Deixe cozer durante 25 minutos na posição intermédia do forno.

1 comentário: