quinta-feira, 15 de março de 2012

Beber leite ajuda a controlar o peso?

Partilhar
O leite aparece na biosfera com os primeiros mamíferos há aproximadamente 500 milhões de anos!
A beleza da sua coloração branca com a sua reflexão característica de luz, muito se deve a uma classe especial de proteínas que também se associam ao cálcio. Estima-se que esta associação natural de nutrimentos, bem como a presença da lactose (o principal hidrato de carbono do leite), possam contribuir para aumentar a nossa capacidade de utilização metabólica do cálcio. Os leites enriquecidos com vitamina D podem, ainda, acrescentar maior teor deste nutrimento com influência no aproveitamento do cálcio!

Classicamente, a riqueza nutricional do leite, especialmente de proteínas, vitaminas e minerais, torna-o de grande importância na satisfação das nossas necessidades.

Para além disto tudo, desde 2000 que surgem evidências de que o cálcio e os produtos lácteos possam ter um “efeito anti-obesidade”, mesmo sem restringir a ingestão energética, como registamos em alguns estudos!
Os mecanismos que poderão explicar estes efeitos são bastante complexos, precisando de mais investigação para os esclarecer, mas admite-se que incluam: a acção do cálcio proveniente dos alimentos, na produção de certas hormonas, e no metabolismo das células gordas (adipócitos), contrariando a acumulação de gordura nestas células; componentes proteicos do leite que poderão actuar, de forma independente ou em sinergia com o cálcio, nos mecanismos atrás descritos.

É caso para relembrar Hipócrates: "o leite é um alimento muito próximo da perfeição"!
E eu concordo! Mééé <3

Sem comentários:

Enviar um comentário