sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O leite – um alimento saudável que nos dá prazer ao longo dos tempos

Partilhar
Ao longo da história, as populações sobreviveram daquilo que a terra lhes proporcionava. No norte da Europa, onde a estação fértil é mais curta e a terra mais adequada à criação de gado, o consumo de leite sempre foi elevado.

O mesmo aconteceu nos EUA, no Canada, na Austrália e na Nova Zelândia para onde emigraram os habitantes do norte da Europa levando consigo a tradição de consumo de leite. No sul da Europa, o fabrico de iogurtes e de queijo surgi como forma de preservar o leite nos períodos de calor enquanto no médio oriente apresenta uma longa tradição no fabrico de produtos fermentados também devido ao clima.

Em países densamente povoados no sudeste asiático, na China e no Japão havia uma necessidade económica para que a maior parte dos alimentos fosse proveniente do reino vegetal e por isso os produtos de soja, o chá e os sumos de frutas ganharam importância embora hoje em dia estas sejam regiões onde o consumo de leite cresce mais acentuadamente.

Em África podemos encontrar diferentes modelos desde os povos nómadas e criadores de gado nas terras altas – consumidores habituais de leite – aos povos das regiões tropicais onde o leite não tem ainda um papel significativo na alimentação.

O leite é uma importante fonte de nutrientes mas é também uma fonte de prazer, tanto na sua forma natural como transformado numa variedade de produtos que se expande constantemente.

Beba leite! :) *

Sem comentários:

Enviar um comentário