segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sugestão de receita | Pãezinhos de Beterraba e Requeijão

Partilhar Nada como começarmos esta Segunda-Feira com algo que nos encha de energias para enfrentar a semana que temos pela frente. A sugestão de hoje é quente e boa, acabadinha de sair das mãos do talentoso Rui Ribeiro, do blog Faz e Come: Pãezinhos de Beterraba e Requeijão. 


Ingredientes:
280 ml de água morna
25 gramas de fermento fresco de padeiro
1 colher de sopa de açúcar
450 gramas de farinha tipo 65
1 colher de chá de sal
2 beterrabas cozidas
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 gema de ovo

Preparação:
Corte as beterrabas em fatias o mais finas que conseguir. Reserve;
Coloque a farinha num recipiente grande. Abra no centro uma cavidade e coloque nela o fermento, a água e o açúcar. Envolva todos os ingredientes com as pontas dos dedos, adicione o sal e amasse bem. Transfira a massa para uma superfície limpa polvilhada com farinha e trabalhe a massa durante cerca de 5 minutos, até se descolar das mãos. Forme uma bola, volte a colocar a massa no recipiente, envolva com película e deixe repousar até atingir o dobro do volume.
Amasse ligeiramente a massa para desgaseíficar.
Com a ajuda de um rolo, estique a massa de forma a obter um rectângulo com cerca de 20*40cm.
Barre a massa com o requeijão e disponha por cima as rodelas da beterraba. Enrole, formando um cilindro com camadas de massa e queijo com beterraba. Corte porções com cerca de 5 cms e coloque-as num tabuleiro antiaderente (ou forrado com papel vegetal), ficando com a superfície do corte voltada para cima. Tenha o cuidado de deixar, pelo menos, 5 cms entre cada pãozinho.
Dilua a gema de ovo com uma colher de sopa de água e pincele os pães. Salpique com as sementes de sésamo e deixe repousar durante mais 20 a 30 minutos.
Cozinhe em forno pré-aquecido nos 180º durante 30 a 40 minutos.


Vejam mais sobre esta receita, aqui.

Bom apetite! ;)


1 comentário: