quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Queijinho com... pauzinhos?

Partilhar

 
Será que o meu queijinho vai ser comido com pauzinhos? :D

É uma possibilidade! A China está a interessar-se, cada vez mais, por queijo. As importações chinesas de queijo, outra novidade ocidental que está a entrar na gastronomia local, duplicaram nos últimos dois anos, mas aquele produto ainda representa apenas 4 % do mercado chinês de laticínios, revelou hoje um jornal oficial.
"É um mercado com grande potencial porque o queijo é ainda um produto novo na China e os seus níveis de consumo são relativamente baixos", disse um profissional do setor citado pelo China Daily.

Entre os exportadores de queijo para a China, Nova Zelândia e Austrália ocupam os primeiros lugares, com uma quota de mercado de 41,7 % e 20,57 %, respetivamente.
Os Estados Unidos figuram em terceiro lugar, com 20,49 %, muito à frente do melhor país europeu, a França, que detém apenas 4,33 %.

As importações chinesas de queijo subiram de 69,77 milhões de dólares (53,96 milhões de euros) em 2009 para 139,26 milhões de dólares (107,71 milhões de euros) em 2011, segundo as contas da Comissão Italiana de Comercio citadas pelo China Daily.

"Os jovens estão a comprar queijo para cozinharem pizzas em casa. Não é caro e dá um toque ocidental ao estilo de vida, o que é chique", comentou o gerente de uma loja online.

Era bom, não era? Que grande viagem seria! :) 



* notícia por Lusa [Paula Mourato].

Sem comentários:

Enviar um comentário