quinta-feira, 5 de abril de 2012

Criadores espanhóis esforçam-se para preservar raças cabritinhas!

Partilhar
Na região de Estremadura, em Espanha, técnicos e criadores profissionais esforçam-se cada vez mais por preservar raças antigas que são parte da história da pecuária. Cabras, bois criados desde a antiguidade, que formam hoje rebanhos muito pequenos. Um património genético importante que, se não for preservado, pode fazer muita falta no futuro!

O significado do nome Estremadura está relacionado à dureza do clima de uma região montanhosa da Espanha onde chove pouco, o solo é montanhoso e as temperaturas atingem níveis extremos tanto no verão quanto no inverno. Nos meses de janeiro e fevereiro não é raro observar cenários cobertos de neve. No verão o calor é escaldante e atinge facilmente 40 graus na sombra!
Aqui, existem 33 raças antigas que constam na lista do Ministério da Agricultura da Espanha como animais em vias de extinção! São espécies que evoluíram durante séculos enfrentando todos os desafios e que fazem parte do tronco de origem de diversas raças espalhadas pelo mundo.
A este conjunto de animais os cientistas dão o nome de: raças autóctones!

O futuro de todos os animais que pertencem a estas raças ameaçadas está nas mãos dos técnicos do Centro de Seleção e Reprodução de Animais da Junta de Estremadura, na província de Badajoz.
O trabalho do centro é feito em parceria com os produtores através das associações de criadores de cada raça. Os animais escolhidos pelos técnicos das associações passam por testes de DNA, sendo que uma parte da colheita feita é guardada no banco genético da instituição e a outra é distribuída para os criadores que são encarregados de dar continuidade à raça.

Todos os criadores de animais em perigo de extinção recebem apoio técnico e uma quantia em dinheiro do estado espanhol para manter as suas criações, garantindo as condições e qualidade de vida que todos os animais e cabrinhas
como eu em vias de estição devem ter! <3


Sem comentários:

Enviar um comentário