quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

As qualidades do Leite que todos nós devemos saber:

Partilhar
1- A sua riqueza nutricional

O Leite é um alimento extremamente rico do ponto de vista nutricional, porque oferece vários nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo: proteínas, lípidos, hidratos de carbono, vitaminas e minerais. Estas características de excelência fazem do Leite um alimento de elevada densidade nutricional, ou seja, oferece uma grande variedade de nutrientes essenciais e, ao mesmo tempo, o seu valor calórico é baixo a moderado.

2 – A sua riqueza em Cálcio

Ingerir cálcio diariamente e em quantidades adequadas é importante em todas as idades!
•    Para o crescimento e desenvolvimento de ossos fortes na adolescência e, mais tarde, para a sua manutenção.
•    Para a constituição de uma dentição forte e saudável ao longo da vida!

Sabiam que o osso é uma estrutura dinâmica em constante renovação?

O Leite é a principal fonte de cálcio na nossa alimentação.
Um copo de 250 ml de Leite fornece aproximadamente 300 mg de cálcio.
A adolescência é a fase crucial de desenvolvimento do esqueleto, por isso as necessidades diárias de cálcio são maiores. Quanto mais capital ósseo se acumular até ao pico de massa óssea, que se dá por volta dos 30 anos, maior a proteção contra o desgaste natural dos ossos que se segue e, mais tarde, contra a osteoporose.

3 – A sua riqueza em Proteínas

As proteínas fazem parte de todas as estruturas do nosso corpo, funcionando como tijolos na construção e manutenção dos tecidos.
Cada proteína é formada por unidades mais pequenas – os aminoácidos. De todos os aminoácidos existentes, o organismo só consegue produzir alguns. Os outros têm que ser fornecidos pela alimentação e, por isso, chamam-se aminoácidos essenciais. O Leite contém todos os aminoácidos essenciais em proporções ditas ideais para o nosso organismo. Por essa razão, as suas proteínas são consideradas de elevado valor biológico ou de boa qualidade.

4 – A sua riqueza em Vitaminas e Minerais

1 copo de Leite de 250 ml é fonte natural de vitaminas e minerais, especialmente vitaminas, B2 e B12 e os minerais cálcio, fósforo e potássio.

Vitamina B2: Contribui para a manutenção da pele e mucosas normais e para a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso.
Vitamina B12: Contribui para a multiplicação celular, para a produção de energia e para a formação de glóbulos vermelhos.
Cálcio: É essencial para a manutenção da estrutura normal dos ossos e participa na coagulação sanguínea e transmissão dos impulsos nervosos.
Fósforo: Contribui para a manutenção da estrutura normal dos ossos e dos dentes. Contribui para a produção de energia pelo organismo.
Potássio: Contribui para a função muscular e neurológica e para manter a pressão sanguínea normal.

5 – A sua riqueza em Bem-estar e Satisfação

Pode ser bebido fresco, morno, simples ou aromatizado. De acordo com a preferência de cada um de nós e com o momento também! Pode ser acompanhado com cereais de pequeno-almoço ou até batido com fruta fresca. Pode ainda aumentar o valor nutricional de vários pratos, se o adicionarmos em molhos, empadões, purés, omeletes!

Ao Pequeno-almoço: Leite com cereais de pequeno-almoço.

Ao Lanche: Delicioso batido de Leite e fruta fresca à escolha.

Ao Deitar: Um copo de Leite morno.


FONTE: Fenalac

Sem comentários:

Enviar um comentário