quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cabras do Gerês sãs e salvas!!! :D * mééé

Partilhar


Esta semana li um artigo no Correio do Minho que me alegrou bastante: já existem 450 cabrinhas do Gerês!


De acordo com a publicação, em 2003 haviam apenas 75 exemplares da Cabra do Gerês e segundo um estudo publicado na revista National Geographic, esta cabrinha que muitos julgavam caminhar para a total extinção entrou em franca recuperação.

Em 1998, existiam apenas vinte animais em dois cercados espanhóis, muito perto da nossa fronteira, e a “fuga de três indivíduos num destes cercados e a libertação, entre 2000 e 2001, de mais 25 animais, terão constituído o núcleo da espécie em território português”. O relevo do terreno e uma dieta generalista facilitaram o seu rápido reaparecimento e aumento. 

O estudo da revista National Geographic concluiu ainda que a Cabra do Gerês está segura e o seu futuro parece garantido!

:) méééé

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bolo de Chocolate com Requeijão Saloio

Partilhar Sugestão de Fim-de-Semana

Neste dia de São Valentim, torne-se um cupido na cozinha!

Surpreenda a sua cara-metade proporcionando-lhe momentos doces e especiais com um maravilhoso Bolo de Chocolate com Requeijão Saloio.

Torne-se fã da Cabra Palhais no Facebook e ganhe um dos 50 cheque-oferta que temos para oferecer no passatempo “Pequenos-Almoços perfeitos com Saloio!”


Bom apetite!
 



Modo de Preparação:
Massa: Derreta a tablete de chocolate na chávena de água quente. Numa taça, bata as gemas com o açúcar. Adicione o óleo e o requeijão. Misture tudo até obter uma massa fofa. Adicione a farinha com o fermento e por fim as claras batidas em castelo. Leve ao forno numa forma untada e polvilhada com farinha.

Recheio: Derreta o chocolate em banho-maria. Numa taça, bata o chocolate, as natas, o açucar e a manteiga até obter um creme uniforme. Reserve. Assim que o bolo arrefecer, corte-o ao meio e barre o seu interior com parte do recheio. Cubra o bolo com o restante recheio.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sabem quais são os 3 elementos essenciais para um pequeno-almoço perfeito?! :D * méééé

Partilhar
 
Variedade, ambiente agradável e tempo são factores determinantes para um início de dia em grande!!!

A variedade de alimentos, texturas e cores oferecem-nos uma melhor aceitação das porções que compõem a nossa primeira refeição. Uma selecção variada de alimentos estimula o apetite e ajuda a satisfazer as nossas necessidades energéticas e nutricionais.
    
Tomar o pequeno-almoço acompanhado é uma boa oportunidade não só para reunir a família, como também para nos ajudar a fazer uma escolha mais adequada dos alimentos. Comer sentado e mastigar devagar, é uma excelente forma de aproveitar ao máximo os componentes dos alimentos.
Devemos dedicar ao nosso pequeno-almoço o tempo que ele merece. 15 a 20 minutos será o suficiente para desfrutar de um bom pequeno-almoço. Ganhe tempo programando o menu do dia seguinte e preparando a mesa antes de se deitar! :) méééé

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sugestão da Cabrita: NAUTICAMPO 2011 :D * méééé

Partilhar

De 2 a 6 de Fevereiro a Nauticampo, o maior salão nacional de desporto, lazer e aventura, está de volta à FIL, no Parque das Nações.

A 43ª edição da Nauticampo está recheada de novidades de onde se destacam a prova de motonáutica do Lisboa Boat Show, o Encontro de Autocaravanistas, a My Sport, feira de equipamentos de desporto em segunda mão, e o passeio TT Experience by Nauticampo.

E para quem já pensa nas actividades e passeios de Verão a Nauticampo 2011 é uma boa oportunidade para, quem sabe planear umas férias diferentes!!! :D * méééé

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um pequeno-almoço ideal? :D * méééé

Partilhar Por ser a primeira e a mais importante refeição do dia, o pequeno-almoço deve representar a ingestão de 25% dos nutrientes e energia necessários para o resto do dia!

O pequeno-almoço não só repõe as reservas de energia e nutrientes perdidas durante as horas de repouso nocturno, como também, nos ajuda a enfrentar com vitalidade as actividades do dia-a-dia.

A escolha correcta dos alimentos que o compõe é de extrema importância!

Um pequeno-almoço completo e equilibrado deva ser composto por alimentos de 3 grupos:

    * Os lacticínios (leite, iogurte, queijos, …) são uma excelente     fonte de cálcio, proteínas de elevada qualidade e vitaminas, em especial B2, A e D;
    * Os cereais (cereais, pão, bolachas, …) imprescindíveis em qualquer tipo de alimentação pelo seu elevado teor em minerais, vitaminas, fibra e hidratos de carbono complexos;
    * As frutas (peças de fruta ou sumos de fruta naturais) são recomendadas pelo seu alto teor em vitaminas e outros componentes benéficos ao organismo.

A selecção dos 3 alimentos básicos (lacticínios, fruta e cereais) para um pequeno-almoço perfeito pode ser complementada com alimentos como: fiambre, atum, ovos, azeite, manteiga, açúcar, mel, etc., sempre consumidos com moderação para uma alimentação saudável e equilibrada.

:D * méééé