quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um pequeno-almoço ideal? :D * méééé

Partilhar Por ser a primeira e a mais importante refeição do dia, o pequeno-almoço deve representar a ingestão de 25% dos nutrientes e energia necessários para o resto do dia!

O pequeno-almoço não só repõe as reservas de energia e nutrientes perdidas durante as horas de repouso nocturno, como também, nos ajuda a enfrentar com vitalidade as actividades do dia-a-dia.

A escolha correcta dos alimentos que o compõe é de extrema importância!

Um pequeno-almoço completo e equilibrado deva ser composto por alimentos de 3 grupos:

    * Os lacticínios (leite, iogurte, queijos, …) são uma excelente     fonte de cálcio, proteínas de elevada qualidade e vitaminas, em especial B2, A e D;
    * Os cereais (cereais, pão, bolachas, …) imprescindíveis em qualquer tipo de alimentação pelo seu elevado teor em minerais, vitaminas, fibra e hidratos de carbono complexos;
    * As frutas (peças de fruta ou sumos de fruta naturais) são recomendadas pelo seu alto teor em vitaminas e outros componentes benéficos ao organismo.

A selecção dos 3 alimentos básicos (lacticínios, fruta e cereais) para um pequeno-almoço perfeito pode ser complementada com alimentos como: fiambre, atum, ovos, azeite, manteiga, açúcar, mel, etc., sempre consumidos com moderação para uma alimentação saudável e equilibrada.

:D * méééé

1 comentário: