quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cabrinhas contra os incêndios!!! :) mééééé

Partilhar
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, que une as regiões vizinhas de Portugal e Espanha, vai começar a introduzir, nesta área, 150 cabrinhas, a partir do próximo ano. O objectivo é usar as minhas priminhas como estratégia de limpeza de campos e matas.

Ao abrigo do projecto Self-Prevention, os distritos de Bragança, Guarda, Salamanca e Zamora vão ser contemplados com este modelo de auto-gestão sustentável do solo. Está previsto um investimento inicial de 48 milhões de euros, com o apoio de fundos comunitários e dos governos de Portugal e Espanha.

O projecto contempla ainda o desenvolvimento social e económica das região do Douro, pelo que são esperadas receitas anuais superiores a 30 milhões de euros anuais, provenientes da exploração pecuária e do dinamismo gerado com os 558 postos de trabalho previstos.

As cabrinhas serão colocadas em campos agrícolas e montes abandonados, para que desta forma possam evitar a vegetação excedentária no solo, vegetação esta que já não irá arder com os calores tórridos do verão, contribuindo para a diminuição dos incêndios florestais.

Caberá aos sócios locais (produtores, administração pública e proprietários) contribuir para a criação dos rebanhos ou para a disponibilização de terrenos.

Para a gestão do rebanho será criada uma empresa de capitais mistos público-privados, que vai contar com 15 lojas e 12 queijarias, entre outras valências.

;) méééé

2 comentários:

  1. Obrigado pela informação interesante! é realmente um projecto de mérito em Portugal. que mais regiões se juntem, é o que desejo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. :D Concordo! A união faz a força e temos todos de nos unir para salvar as árvores do nosso País!!!

    Muito obrigado pelo teu comentário Filipa!!!

    Beijinhos,
    Méééé

    ResponderEliminar