quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sabem qual o papel dos produtos lácteos na alimentação?

Partilhar


Sabiam que...

com a população global a alcançar os 9,1 bilhões de pessoas até 2050, em breve, teremos 2,3 bilhões de bocas a mais para alimentar (de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação)?

E que...

a desnutrição é o risco número um para a saúde mundial, particularmente nos primeiros 1000 dias de vida?
Um resultado da desnutrição crónica é o nanismo, em que as crianças parecem estar com proporções normais, mas são menores do que o tamanho padrão para a idade. Isso tem efeitos debilitantes no desenvolvimento físico e mental das populações, incluindo maiores ausências nas escolas, menores QIs, perdas salariais e desenvolvimento económico mais lento. O nanismo afetou mais de um quarto de todas as crianças com menos de cinco anos em 2011; o Programa Mundial de Alimentação (WPF) chamou a isso “a nova praga” do nosso século.
 
Mas, no entanto...

“Os lácteos podem ajudar a resolver essa nova praga e prevenir novos casos de nanismo em crianças moderadamente desnutridas”, disse a vice-presidente sénior de estratégia e insights do USDEC, Véronique Lagrange. A mesma citou evidências científicas de que o leite de vaca estimula o aumento de peso e o crescimento linear em crianças nutricionalmente vulneráveis. Além disso, embora todas as proteínas lácteas tenham qualidade nutricional superior, as proteínas do soro do leite também ajudam o crescimento da massa corpórea magra e a recuperação dos músculos. Há também a lactose e outros componentes do leite, incluindo minerais, como fósforo, que são cruciais para uma boa nutrição, afirmou.



“Mas ainda há muito que não sabemos”, disse Lagrange. “Precisamos de mais informações para que os políticos possam incorporar a suplementação com lácteos, de uma vez por todas, como parte das directrizes oficiais”.

O que vos parece?


FONTE: MilkPoint/Dairy Herd

Sem comentários:

Enviar um comentário