quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um carro alimentado a... queijo!

Partilhar



O mundo continua a surpreender-nos, todos os dias!

Então não é que um grupo de estudantes da Universidade de Utah, nos EUA, criou um carro que, sendo movido a queijo - sim, a queijo! - acaba de bater um recorde de velocidade de 105km/h? Verdade, verdadinha!

Este biocombustível é mesmo produzido a partir dos resíduos obtidos durante a produção industrial de... queijo. O carro de corrida, batizado "Aggie-A-Salt Streamliner", destacou-se entre os restantes veículos da sua classe durante o evento World of Speed 2012, organizado pela Utah Salt Flats Racing Association, ao efetuar um percurso com combustível normal e outro com o biodiesel especial desenvolvido pela equipa, tendo este último permitido ao veículo atingir a mesma velocidade que o gasóleo.
 
Além de ter impressionado por ser movido com este biocombustível original, o desempenho do veículo é ainda mais surpreendente se se considerar que conta com um motor de dois cilindros com apenas 22 cavalos e um litro de capacidade.
 
Em comunicado, Lance Seefeldt, professor do departamento de química e bioquímica da Universidade de Utah, salientou que este é um "enorme avanço" e sublinhou "a grande qualidade dos trabalhos feitos" na instituição de ensino superior "na área da bioquímica e da engenharia", congratulando-se com o sucesso do "combustível de queijo" que demorou mais de um ano a ser aperfeiçoado. 

Palmas para o queijo, então! :D


Fonte: http://tinyurl.com/c9kezjp

Sem comentários:

Enviar um comentário