quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cabra-aranha: um híbrido animal!

Partilhar




Um dos materiais mais fortes conhecidos pelo homem é a teia de aranha. Esse material é feito de proteínas e atrai a atenção de diversos profissionais devido às suas propriedades mecânicas (mais forte do que o aço, apesar de mais fino que um fio de cabelo). Não é por acaso que uma das ideias para o uso de teias de aranha é a confecção de armaduras à prova de balas. Além disso, a força e elasticidade das teias podem possibilitar uma grande variedade de usos médicos como a confecção de ligamentos e tendões artificiais ou o reparo de mandíbulas.

O problema é que esse material não é nada simples de se adquirir e tem um custo elevado: afinal, aranhas são criaturas pequenas e recolher quantidades significativas de teia seria uma tarefa árdua e demorada. Para complicar ainda mais, as aranhas tem uma tendência a serem territoriais, fazendo com que a ideia de cultivar fazendas desses insetos seja descartada (elas acabam por ser predadoras umas das outras). A solução para o problema parece simples: incorporar o gene envolvido na produção da teia de aranha em cabras, de forma a que o leite desses animais produza a proteína do material. Dessa forma, seria possível ordenhar o leite e retirar a teia de aranha juntamente com ele. E, por incrível que pareça, a ideia funcionou e as “cabras-aranhas” já estão a produzir leite desde 2010.

O interessante é que a única característica que, de facto, as cabras parecem ter incorporado foi a capacidade de produzir a proteína da teia de aranha (pelo menos, até encontrarem uma utilidade comercial para cabras que escalam paredes). O idealizador do projeto, Randy Lewis, já trabalha com esta questão há muitos anos, procurando maneiras de fazer outros animais produzir teia de aranha. Como o leite das cabras-aranhas requer um processo de separação da teia após a ordenha, a ideia, agora, é encontrar uma forma ainda mais simples de se obter teia de aranha. Sendo assim, a bola está do lado do “bicho-da-seda-aranha”, uma vez que será possível obter o material já direto em forma de fibra. Usei a expressão “será”, mas na verdade, Lewis já anunciou a criação desse híbrido!



fonte: http://tinyurl.com/9ml6yec

Sem comentários:

Enviar um comentário