sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um fim-de-semana de ar puro no Gerês! :)

Partilhar

Durante os meses de Maio e Junho decorrem nas Portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês um conjunto de eventos musicais e de actividades de visitação interpretada.

Cada Porta tem um programa específico, realizado em datas distintas, e é preenchido por actividades vocacionadas para o conhecimento e interpretação dos valores culturais e naturais do Parque. À noite, a animação completa-se com a realização de concertos de música nas Portas do Parque Nacional.

Os interessados poderão ver o programa detalhado de cada uma das Portas aqui

É ou não é uma excelente forma de passar o fim-de-semana? :) mééééé

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Recém-nascidos: Leite materno ou adaptado?

Partilhar


Segundo a maioria dos pediatras, o leite materno para além de ser insubstituível é o mais indicado para os recém-nascidos. O leite artificial é uma opção quando o materno não está disponível, mas dizer que o substitui é errado.

Isto porque, o leite materno está perfeitamente adaptado ao organismo humano, em termos de características nutricionais, mas também em termos de anticorpos transmitidos ao bebé.Trata-se de um alimento vivo, que tem factores de protecção inimitáveis, que ajudam à diferenciação e à maturação do organismo humano.

O leito materno diminuiu, a curto prazo, o risco de infecções respiratórias, gastroenterites, otites, e etc.,  e a longo prazo, o risco de diabetes, hipertensão, e outros. Vários estudos evidenciam que há uma menor representação de algumas doenças – até da leucemia ou do linfoma - nos indivíduos que foram amamentados.

:) mééééé

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Partilhar  

O passatempo "15x15 - Vem lanchar comigo no Rock in Rio!" chegou ao fim.

Quero agradecer a todos os que participaram e ajudaram a fortalecer a Corrente Palhais! :)

Procurem o stand da Palhais no Rock in Rio e venham saborear os menus maravilhosos que temos para servir!:D

Os vencedores por ordem alfabética são:

* Ana Paula Cardoso


* Miguel Oliveira


* Manuel Ribeiro


* Orlando Baptista


* Susana Almeida


:D mééééé

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Salada de Maçã e Nozes com Gelatina

Partilhar Sugestão de Fim-de-Semana

Durante os dias 21, 22, 27, 29 e 30 de Maio, a Saloio vai estar presente no Rock in Rio! Se for ao festival, procure-nos. Venha deliciar-se provando sandwiches e saladas fresquinhas feitas com os nossos deliciosos queijos!

No espírito das receitas leves e de fácil digestão, sugiro-lhe uma saborosa Salada de Maçã e Nozes com Gelatina, ideal para os dias quentes que se avizinham!

Bom apetite!




Modo de Preparação:

Numa taça, faça uma cama com as folhas de alface. Descasque as maçãs. Corte as maçãs e o queijo fresco em cubos e disponha-os sobre a alface. Espalhe as nozes por cima do preparado. Adicione a gelatina cortada aos quadrados e salpique tudo com sumo de limão.

Molho: Num shaker, junte o azeite, o sumo de limão, o cebolinho e a salsa picada. Agite bem. Espalhe o molho sobre a salada e sirva bem fresquinha.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O leite é para miúdos e graúdos!!! :)

Partilhar
O leite é fundamental durante o crescimento e determinante para a edificação da estrutura óssea.

É igualmente importante nas várias outras fases da vida, principalmente pelo facto de ser um bom fornecedor de cálcio e de proteínas com aminoácidos essenciais.

As recomendações da Organização Mundial de Saúde são de que as crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de idade, e devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os dois anos.

As doses aconselhadas de leite para as crianças podem variar entre os dois e os três copos de leite diários. Os adolescentes podem consumir um pouco mais, cerca de três copos.

É recomendado que a população adulta beba cerca de dois copos de leite por dia.

Em relação aos mais idosos, se nunca consumiram leite necessitam de cuidados acrescidos para o fazer. Para fazermos uma boa digestão do leite, temos de ter capacidade de digerir a lactose, e para a digerirmos precisamos da lactase (uma enzima) presente no nosso estômago.

Se nunca tivermos consumimos leite ao longo da vida, essa enzima fica, de algum modo, “preguiçosa”. Esta é a razão pela qual muitas pessoas mais idosas (e não só), que começam a beber leite tardiamente, muitas vezes, se queixam de uma sensação de desconforto. Trata-se da intolerância à lactose.

Este facto apenas sublinha a importância de bebermos leite, continuamente, ao longo da vida.

O leite, para além de ser uma boa fonte de energia e vitaminas, é a melhor fonte de cálcio disponível. Tem proteínas de alto vigor biológico, é um alimento seguro e versátil. :) mééééééé

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Queijo fresco, dietas e terceira idade! :)

Partilhar


O queijo fresco é o componente ideal para uma dieta bem estruturada.
Para além de ser pouco gordo, é composto por proteínas de absorção lenta, o que faz do queijo fresco o alimento perfeito para a última refeição do dia.

Muito útil para quem faz exercício físico, seja ele intenso ou não, o queijo fresco pode ser consumido ao pequeno-almoço e lanche, junto com o pão (por exemplo, com compotas, outros queijos ou fiambre). Mas não é alternativa a uma refeição completa, como o almoço ou jantar, que inclui sopa, prato e fruta. Nestes casos, deve ser consumido de forma esporádica, com pão de cereais, alface, tomate, milho ou outros. Pode também ser uma alternativa para quem não tem possibilidade de almoçar "à mesa".

Utilize-o em saladas, em vez dos queijos mais gordos, como o mozzarela. Na terceira idade, é uma mais-valia se a dentição estiver afectada.

;) méééé

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cheesecake Light

Partilhar Sugestão de Fim-de-Semana

Os dias quentes chegaram e estão para ficar! Gosta de sobremesas frescas, cheias de cor e sabor?

Proponho-lhe um saboroso Cheesecake Light, ideal para aquelas tardes solarengas de verão passadas na companhia de quem mais gosta!

Bom apetite!


Modo de Preparação:

Base: Pique os corn flakes na picadora. Numa taça junte os cereais, a manteiga e o leite. Amasse tudo e forre uma forma de fundo amovível com o preparado.

Creme: Junte os iogurtes com o queijo e o açúcar e triture. Mergulhe a gelatina no sumo de limão e num pouco de água e adicione ao preparado anterior. Deite a mistura sobre a base e coloque o preparado no frigorífico. Deixe no frio no mínimo 2 horas.

Depois de desenformar barre, por exemplo, com doce de frutos silvestres e alguns frutos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

“15x15” - Vem lanchar comigo no Rock in Rio

Partilhar
A pensar em todos os meus amiguinhos “festivaleiros” decidi dinamizar um passatempo muito especial!

Sabiam que vou estar no Rock in Rio? É verdade! E enquanto lá estiver vou querer almoçar, lanchar e jantar com os meus amiguinhos! :)

Durante os próximos 15 dias que faltam para o início do Rock in Rio, tenho 15 menus duplos para oferecer a quem me trouxer 15 novos amigos.

As primeiras 15 pessoas a enviarem-me uma mensagem privada com os nomes dos meus 15 novos amigos ganham um menu duplo (salada ou sandes) no meu stand do Rock in Rio!

Vem lanchar comigo! Participa! ;)

Como classificar aquele queijinho delicioso que comi ao pequeno-almoço?! :)

Partilhar
Hoje vou-vos contar tudo sobre as diferentes classificações que podemos dar aos queijinhos!!! :D

Os queijos podem ser classificados de acordo com uma série de características:

* Quanto ao tipo de leite que lhes deu origem (queijo de cabra, vaca, ovelha ou mistura);
* Quanto à sua textura em queijo creme (para barrar), de pasta mole, de pasta semidura (cortam-se às fatias), pasta dura (oferecem resistência ao corte) e os de pasta extradura, normalmente utilizados para ralar;
* Quanto ao grau de cura em queijo fresco (sem maturação), em queijo de meia-cura (vendidos antes do final da cura) em queijo curado (só vendidos no final da cura) e os queijos velhos, cujo prazo de cura se alongou excessivamente;
* Quanto ao seu teor de gordura em queijo magro (menos de 10%), pouco-gordo (10 a 25%), meio-gordo (25 a 45%), gordo (45 a 60%) e muito gordo (com mais de 60%).

:) mééééé