quinta-feira, 20 de maio de 2010

O leite é para miúdos e graúdos!!! :)

Partilhar
O leite é fundamental durante o crescimento e determinante para a edificação da estrutura óssea.

É igualmente importante nas várias outras fases da vida, principalmente pelo facto de ser um bom fornecedor de cálcio e de proteínas com aminoácidos essenciais.

As recomendações da Organização Mundial de Saúde são de que as crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de idade, e devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os dois anos.

As doses aconselhadas de leite para as crianças podem variar entre os dois e os três copos de leite diários. Os adolescentes podem consumir um pouco mais, cerca de três copos.

É recomendado que a população adulta beba cerca de dois copos de leite por dia.

Em relação aos mais idosos, se nunca consumiram leite necessitam de cuidados acrescidos para o fazer. Para fazermos uma boa digestão do leite, temos de ter capacidade de digerir a lactose, e para a digerirmos precisamos da lactase (uma enzima) presente no nosso estômago.

Se nunca tivermos consumimos leite ao longo da vida, essa enzima fica, de algum modo, “preguiçosa”. Esta é a razão pela qual muitas pessoas mais idosas (e não só), que começam a beber leite tardiamente, muitas vezes, se queixam de uma sensação de desconforto. Trata-se da intolerância à lactose.

Este facto apenas sublinha a importância de bebermos leite, continuamente, ao longo da vida.

O leite, para além de ser uma boa fonte de energia e vitaminas, é a melhor fonte de cálcio disponível. Tem proteínas de alto vigor biológico, é um alimento seguro e versátil. :) mééééééé

2 comentários:

  1. Ouvi dizer que aos 18/20 anos o corpo humano deixa de ser capaz de processar o leite, e neste momento que tenho 28 anos, sinto cada vez menos vontade de o beber. Além disso, uma profissional de saúde - uma enfermeira - disse-me que devemos beber leite de manhã, mas não fazer dele um hábito diário. Estou cada vez mais confuso.

    ResponderEliminar
  2. Olá!!! :)

    Devemos beber leite em todas as idades! :)
    Há excepções: pessoas que durante toda a sua vida nunca beberam leite,intolerantes à lactose, pessoas com um metabolismo mais lento, etc..
    Até factores como o stress podem influênciar a forma como recebemos os alimentos no nosso organismo!

    O leite é uma rica fonte de cálcio, fósforo e proteína e existem estudos que indicam ter efeito calmante quando ingerido antes de dormir.

    :D méééé

    ResponderEliminar