sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vou contar-vos a história... do queijo! ;)

Partilhar
O queijo é um alimento antigo cuja origem é anterior à Pré-História. Tudo indica que a descoberta do queijo terá ocorrido por alturas do Neolítico a par com as primeiras experiências de domesticação dos animais, para lhes ser retirado o leite. Mais tarde, nos grandiosos... banquetes de Gregos e Romanos os queijos eram grandemente apreciados, sobretudo pelas classes mais privilegiadas.

Séculos depois, mais precisamente em 1815, na Suíça, é quando surge a primeira fábrica para a produção industrial de queijo, mas foi nos Estados Unidos da América onde a produção em larga escala teve pela primeira vez real sucesso. O crédito normalmente vai para Jesse Williams, um produtor de lacticínios de Roma, Nova Iorque, que em 1851 começou a produzir queijo em forma de linha de produção usando o leite de fazendas vizinhas. Em poucas décadas existiam centenas dessas associações de produtos lácteos.

Na década de 1860 iniciou-se a produção em massa do coalho e na virada do século cientistas produziam culturas microbióticas puras. Até então, a bactéria da produção do queijo provinha do meio ambiente ou da reutilização de parte de uma quantidade anterior de soro; as culturas puras significaram um meio mais padronizado de produção do queijo.

O queijo industrializado ultrapassou a produção artesanal de queijo no período da Segunda Guerra Mundial e desde então, as fábricas têm sido as maiores fontes da maioria dos queijos na América e Europa.

Mééééé!

Sem comentários:

Enviar um comentário