quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Curiosidades | O futuro chegou!

Partilhar Foi há trinta anos que um cientista louco chamado Doc Emmet Brown nos levou ao futuro, precisamente ao dia 21 de Outubro de 2015, numa das trilogias mais famosas de sempre, Regresso ao futuro. Ainda se lembram das peripécias de Marty McFly e Doc? Foi com um enorme espanto que observámos aquela realidade distante, na expectativa do que ia de facto acontecer.




Pois bem, agora que o futuro finalmente chegou está na hora de comprovarmos quais as previsões do filme que se tornaram realidade. Vamos a isso?


Automação e Robótica

No filme exploram bastante o uso crescente da tecnologia automática. Hoje em dia já temos vários organismos a funcionar automaticamente e de forma computorizada, desde estações de petróleo aos famosos drones. 



Falta ainda inventar os "passeadores de cães" automáticos e os empregados de balcão ainda não foram substituídos por ecrãs, apesar das caixas self-service serem cada vez mais comuns nos supermercados. 


Biométrica

O scan de olhos e impressões digitais é usado no filme para identificar as pessoas, tal como acontece hoje em dia. Em casa do Scotty Mcfly até as portas se abrem com um scanner ao invés de puxadores. Ainda não estamos nesse ponto, mas as casas inteligentes progridem nesse sentido. 


Óculos

No filme quase todos os personagens possuem um par de óculos espetaculares e assustadoramente parecidos aos atuais Google Glasses, capazes de filmar, aumentar as imagens e fazer chamadas. 



Carros Voadores

Esta é uma das grandes desilusões porque apesar de existirem os carros voadores estão longe de ser uma realidade extensível a todos nós. Ainda não é desta que temos auto-estradas celestes. 

Aqui em baixo podem ver um protótipo do primeiro carro voador. Não vale a pena apressarem-se, não está à venda. :P



Consolas Wireless


Parecia impensável, mas a opção sem fios já é uma realidade. As expectativas apontam para que numa realidade próxima todas as tecnologias funcionem sem fios. Não era maravilhoso? 





Hoverboards ou Skates flutuantes

Desde que o filme foi lançado há uma grande expectativa relativamente à criação destes super skates. Há já algumas empresas a trabalhar no assunto, mas ainda não estão disponíveis para venda ao público. 



Tablets

Há uma cena em que um dos personagens segura um dispositivo muito semelhante aos nossos tablets e pede que Marty assine. Hoje em dia, o tablet é um objecto comum, mas prever isso naquela altura foi um golpe de génio!


Televisão

Os ecrãs de plasma estão por todo o lado no Regresso ao Futuro. 



Video conferência

Aqui acertaram na mouche, esta invenção é muito parecida ao Skype e fornecia inclusive vários dados pessoais sobre as pessoas contactadas. Não falam de redes sociais, mas parecem prever algo parecido com o Facebook, com acesso até às preferências pessoais dos interlocutores. 



Nada mau não acham? 

Faltou-lhes a internet, os dispositivos móveis, 
a substituição dos advogados por uma justiça super rápida e eficaz, e as gravatas duplas nunca ficaram na moda (ainda bem!), mas no geral fizeram um bom trabalho.

Se fizéssemos um Regresso ao futuro hoje, quais acham que seriam as previsões? 




Sem comentários:

Enviar um comentário