sexta-feira, 8 de maio de 2015

Sugestão de fim-de-semana | Na Terra dos Queijinhos da Saloio

Partilhar Este fim-de-semana venha até à Terra dos Queijinhos da Saloio para descobrir a Rota dos Encantos. Este percurso pedestre, apelidado de PR9, percorre sobretudo a freguesia do Turcifal, mas também uma pequena parte das freguesias de Torres Vedras, Matacães, Runa e Dois Portos. 


Percurso:

Comecem a caminhada junto à Igreja Matriz do Turcifal, seguindo posteriormente até à Junta de Freguesia, à esquerda poderão visitar a bonita Capela do Espírito Santo. A seguir ao complexo desportivo, sigam por entre as vinhas em direção ao Campo Real, passando pelos campos de golfe até chegar à Cadriceira.

É nesse ponto que se inicia a subida à Serra do Socorro, composta por densos eucaliptos e com uma vista deslumbrante no topo. Aí encontrarão a Ermida de N. Sra. do Socorro. Desçam novamente, passando junto à Quinta de À-do-Guerra, para subirem até à Serra do Monte Deixo. Desçam depois para o Furadouro pelo caminho militar.

Passando o Furadouro, tem inicio a subida até ao Forte da Archeira, seguindo o percurso pela cumeada sobranceira à A8, passando pelo Forte da Feiteira, antes de chegar ao Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira.

Seguem depois em direção ao pouco vísivel Forte do Catefica, num dos trajetos mais bem preservados do caminho militar, que desce em direção à Mugideira.

E quase com o Turcifal à vista, passem ainda pela Semineira, antes de regressar ao ponto de partida. 

A distância total deste percurso é de 22km, chega aos 395m de altura e tem uma duração aproximada de 5 horas.

Uma caminhada destas pede um estômago reforçado! Venham visitar-nos à nossa loja, estamos na Rua da Chamusca nº2 em Ponte-do-Rol, e temos muitos queijinhos para o caminho. :)

Mais informações sobre este e outros percursos, aqui





Sem comentários:

Enviar um comentário