segunda-feira, 16 de março de 2015

Sugestão de receita | Galette de Legumes Assados e Queijo de Cabra

Partilhar Hoje trago-vos uma galette um pouquinho diferente daquela a que estão habituados: Galette de legumes assados e queijo de cabra, para festejar esta Primavera que parece ter chegado antes do tempo, mas que é muito bem-vinda! Obrigada Dona Delícia - Atelier de Sabores, pela partilha. :)


Ingredientes:

* Massa:
     1 Chávena e meia de farinha tipo 55 sem fermento
     1/2 Chávena de farinha integral
     12 Colheres de sopa de manteiga
      1 Pitada de Flor de Sal
     1 colher de chá de açúcar
     1/2 Chávena de água fria (poderá não ser necessária toda)

* Recheio:
    Azeite q.b.
    Alecrim e Tomilho fresco q.b.
    Flor de sal q.b.
    1 Beterraba
    1 Courgete
    400gr Abóbora
    2 Cebolas Roxas
    Cogumelos Portobello pequenos q.b.
    1 queijo e meio de Cabra Palhais
    1 Ovo
    Salsa q.b.
    3 Colheres de sopa de mostarda



Comece por preparar os legumes. Retire a casca da abóbora e corte em cubos não muito grandes. Lave a courgete e corte ao meio. Retire as pevides e corte em meias luas com cerca de 0,5 cm.
Com cuidado para não ficarmos com as mãos totalmente vermelhas, descasque a beterraba e corte em meias luas com menos de 0,5 cm de espessura.
Limpe os cogumelos e corte ao meio. retire as cascas das cebolas e corte em quartos.
Num tabuleiro coloque os legumes, regue com um fio de azeite, adicione o alecrim e o tomilho e a flor de sal. Misture e leve ao forno pré aquecido a 190ºC cerca de 20 minutos a 25 minutos até os legumes estarem al dente (não podem estar totalmente cozidos).

Entretanto prepare a massa. Numa taça junte as farinhas, a flor de sal e o açúcar. Acrescente a manteiga  e comece a ligar a manteiga com as farinhas. O preparado ficará tipo crumble. Entretanto aos poucos vá acrescentando a água. Amasse tudo muito bem numa superfície enfarinhada. (poderá não ser necessária a água toda).
Embrulhe em película aderente e leve ao frio cerca de 30 minutos.

Entretanto retire os legumes do forno e deixe arrefecer os mesmos.



Estenda a massa formando um circulo. Coloque esse circulo num tabuleiro com papel vegetal. Sobre a massa disponha fatias de 1 queijo de cabra Palhais que entretanto cortamos, sobre a massa deixando cerca de 6 cm de lado.

Misture a mostarda com a salsa muito bem picada e disponha colheres de café desse preparado sobre o queijo. Em cima coloque os legumes assados de forma organizada e bonita.

Dobre as laterais de massa para cima do recheio (formando assim uma galette), polvilhe com pedaços do restante queijo de cabra.

Bata numa tigela um ovo e pincele as laterais com o ovo. Vai ao forno a 180ºC mais 30 a 35 minutos, ou até a massa estar totalmente cozinhada.



Mais sobre esta e outras receitas, aqui.


















2 comentários: