sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sugestão de Fim-de-Semana | Queijo de Cabra na chapa com Manjericão, Hortelã e Morangos em Vinagre de Jerez

Partilhar
Quem gosta de morangos ponha o dedo no ar!

Hoje a receita é muito especial pois, combina o meu queijinho curado, morangos, hortelã e manjericão. Adaptei a receita “Queijo de Cabra na chapa com Manjericão, Hortelã e Morangos em Vinagre de Jerez” da autoria de Ivete Pereira Hipólito do blogue
Comida com Paixão. Há um utensílio que é essencial ter à mão, pois, sem ele, esta receita não será possível – uma chapa de grelhar pequena e antiaderente.
 
A minha sugestão? Convidem a vossa cara-metade e presenteiem-na com esta entrada gourmet, ela vai derreter-se :)
 
 
Ingredientes
- 1 colher de sopa de vinagre de Jerez
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 2 a 3 colheres de chá de açúcar amarelo
- 200 gr de morangos
- Sal marinho q.b.
- 200 gr de manjericão e hortelã frescos
- 2 queijos
Saloio Regional
Preparação
1. Numa tigela deitem os ingredientes para preparar a base do molho: o azeite, o vinagre de Jerez, o sumo de limão e 2 colheres de açúcar. Mexam tudo até os ingredientes se misturarem e o açúcar ficar totalmente dissolvido.
2. Deitem 1/2 morango no molho e aguardem uns minutos. Enquanto isso, lavem bem a hortelã e o manjericão, sequem-nos e reservem 4 folhas de manjericão para o queijo Regional. 
3. Provem um pouco do morango que deixaram no molho e verifiquem se a doçura do morango fica equilibrada com a acidez do vinagre de Jerez e do limão. Caso verifiquem que não, deitem mais uma colher de açúcar e voltem a mexer bem até o açúcar se integrar no molho.
4. Usem o mesmo teste anterior com o 1/2 morango e quando a doçura estiver equilibrada com a acidez (que deverá ficar com uma terceira colher de açúcar para os morangos mais ácidos), deitem os morangos restantes, cortados em metades, lavados e bem escorridos, no molho de vinagre de Jerez e envolvam-nos bem.
5. Adicionem-lhes de seguida as folhas de manjericão e a hortelã, envolvam com movimentos suaves e reservem.
6. Pré-aqueçam a chapa de grelhar antiaderente e pincelem com 1 gota (literalmente 1 gota) de azeite. Pincelem também o queijo de cada lado, colocando uma folha de manjericão (de cada lado) previamente lavado e seco. Coloquem na chapa, com o manjericão virado para baixo e deixe cozinhar 2 minutos de cada lado.
7. Finalmente, empratem, tal como na imagem em baixo, colocando o queijo num lado e os morangos com manjericão e hortelã no outro. Reguem o queijo e os morangos com uma colher do molho da marinada feita com o vinagre de Jerez e sirvam com o queijo ainda morno.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário