quarta-feira, 3 de julho de 2013

Grandes parcerias, grandes amores.

Partilhar

Meus amores, sabem bem que sou adepta do amor acima de tudo! E o amor não tem de estar nos sítos mais óbvios, também pode estar na comida e na bebida...

 
Hoje falo-vos do grande amor entre vinho e queijo!
 
Segundo os apreciadores de vinho, este dá-se muito bem com o queijo. Muitos defendem que os dois sabores se complementam muitíssimo bem!

O tinto é considerado o mais apropriado para o acompanhar, mas há alguns vinhos, como os brancos doces, que são também vistos como uma boa união com o queijo.

De acordo com os especialistas no assunto, um Sauternes (Bourdéus) acompanha divinalmente o queijo de cabra quente, derretido.

Um dos factores que se deve ter em conta na escolha do vinho para o queijo é que ambos são produtos que evoluem com o tempo. Ou seja, quando se trata de queijos, o tipo de vinho que o acompanha varia de acordo com o seu sabor.

Um queijo mais forte e mais salgado, tal como os queijos azuis, combina lindamente com um vinho mais doce como o Sauternes branco. Champanhe combina com queijos mais velhos, tal como o parmesão. Já os queijos mais moles são bem acompanhados por um Madeira. Um cheddar ou um gouda combinam muito bem com vinho do Porto. O adocicado e mais gorduroso ementhal pede um branco ácido, como um sauvignon blanc ou um gewurztraminer.

Vão experimentar algum destes duetos? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário