segunda-feira, 29 de julho de 2013

A fábrica da Saloio

Partilhar

Já conhecem a fábrica e o processo de produção do queijinho da Saloio? :)


1. Recepção de Leite
A SALOIO procede à recepção de leite proveniente da recolha própria e de cooperativas. A recolha própria é efectuada nas explorações de cerca de 125 produtores de leite de vaca, cabra e ovelha, todas elas com sistemas de refrigeração de leite.

2. Sala de Pasteurização





O circuito de descarga de leite processa-se nas seguintes fases: caudalímetro; clarificadora e arrefecedor de placas. Todo o leite é armazenado cru, a 6 ºC, nos tanques isotérmicos onde se preparam os vários lotes de fabrico. Na SALOIO existem duas unidades de pasteurização. Uma afecta à linha de queijo curado e outra à linha de queijo fresco. Estas unidades de pasteurização recebem o leite refrigerado dos tanques de armazenagem que é aquecido a 75 ºC durante 15 segundos. Após o processo de pasteurização o leite é arrefecido e posteriormente enviado para as cubas de fabrico. 
3. Sala de Fabrico de Requeijão para Barrar





A partir da coalhada do requeijão procede-se à trituração e homogeneização com os diversos ingredientes com vista a atingir uma textura aveludada e ideal para barrar.
4. Sala de Fabrico de Queijo Cremoso





Após descasque o queijo é colocado na máquina fundidora onde são adicionados os vários auxiliares tecnológicos para permitir que se atinja uma textura característica para barrar.
5. Sala de Embalagem de Requeijão para Barrar e Queijo Cremoso





Quando os produtos obtêm a textura especificada são enviados para a linha de enchimento em circuito fechado. O seu acondicionamento é efectuado com injecção de atmosfera protectora. Posteriormente são arrefecidos em túnel de água gelada.
6. Sala de Fabrico de Queijo Curado
Durante o enchimento das cubas são adicionados ao leite os fermentos lácteos e o cloreto de cálcio e, no final do enchimento, o coalho. A produção de uma cuba demora cerca de 2 horas. A SALOIO dispõe  de duas linhas de produção de queijo curado: a linha de queijo regional e a linha de queijo prato.
Na linha de fabrico do queijo regional fabricam-se, para além do queijo Regional Saloio, os queijos de cabra. Após enchimento, os queijos permanecem algumas horas na sala de fabrico período após o qual se procede ao desmolde e salga em salmoura. Após a salga, os queijos seguem para as câmaras de cura.
Na linha de queijo prato, após o enchimento em moldes microperfurados, os queijos são prensados, seguindo de imediato para a salmoura e  posteriormente para as câmaras de cura.
7. Sala de Fabrico de Queijo Fresco e Requeijão
O enchimento das tinas é feito com o leite pasteurizado, ao qual se adicionam os restantes auxiliares tecnológicos. Após a coagulação, procede-se ao corte e à agitação da coalhada, seguindo-se um pequeno dessoramento e enchimento dos moldes. Este processo termina com o dessoramento dos queijos na câmara de arrefecimento, de modo a serem embalados.





A produção de requeijão inicia-se com o aquecimento da mistura de soro e de leite em cubas. Após a coagulação, a coalhada é conduzida em circuito fechado até à sala de fabrico de queijo fresco, onde se realiza o enchimento dos moldes. Uma vez concluído este enchimento, o requeijão segue o mesmo circuito de arrefecimento e embalagem que o queijo fresco.
8. Câmaras de Cura
Este circuito é composto por duas fases. Numa primeira fase, o queijo é submetido a uma temperatura baixa e humidade elevada. Na fase final é sujeito a uma temperatura mais alta e humidade mais baixa, com ventilação de modo a permitir a secagem do queijo e a formação da casca.
9. Embalagem
Existem três salas de embalagem de queijo: uma para o embalamento do queijo curado em redes, outra onde são embalados os queijos a vácuo e as saladas e uma terceira onde se acondicionam os produtos frescos sob atmosfera protectora.




10. Armazenamento e Expedição
Em função das características do produto acabado os mesmos são armazenados em diferentes locais (Expedição – temperatura ambiente e Câmara 12 – temperatura de refrigeração). Na sala de expedição o queijo encontra-se acondicionado a aguardar a preparação das encomendas.
No momento do picking (preparação das encomendas) respeita-se o critério de saída de inventário: FIFO (Fisrt In First Out). Seguidamente, as encomendas são expedidas para os clientes.
A distribuição dos produtos é feita por empresas subcontratadas e certificadas, sendo o processo totalmente controlado pela SALOIO.

Sem comentários:

Enviar um comentário