quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Queijo histórico!

Partilhar


Sabiam que há pelo menos 7500 anos que fabricamos queijo?
É verdade!

Arqueólogos ingleses anunciaram neste 12.12.12 terem descoberto provas em coadores de cerâmica pré-históricos que indicam que o homem aprendeu a produzir queijo a partir do leite na Europa, há pelo 7500 anos!
O grupo, liderado por Richard Evershed, da Universidade de Bristol, realizou uma análise química de fragmentos de cerâmica encontrados na Polónia, para determinar sua finalidade: produção de queijo, cerveja ou armazenamento de mel.
Os cientistas encontraram uma quantidade grande de gordura de leite nos coadores, em comparação com outros artefactos que eram usados para cozinhar ou guardar alimentos. Isso mostra que as peneiras eram usadas com a finalidade específica de separar soro de coalho, num processo rudimentar para fazer queijo.

Isto quer dizer que TODOS os dias, comemos algo Histórico! Incrível!

Saibam mais sobre este assunto, aqui: www.publico.pt/ciencia/noticia/ha-pelo-menos-7500-anos-que-andamos-a-fabricar-queijo-1577300





FOTO: Um coador de queijo moderno, de plástico (à esquerda), e um do início do século XX em França, de cerámica esmaltada DR

Sem comentários:

Enviar um comentário