quinta-feira, 1 de março de 2012

Queijo sem bolor graças à Ciência!

Partilhar
Um revestimento que retarda o aparecimento de bolor no queijo pode ser a chave para o sucesso comercial deste produto tradicional português, ampliando o seu prazo de validade de modo a facilitar as exportações.
Projectos já em debate, vão permitir até a venda de queijo fatiado ou em pequenas porções para satisfazer novos clientes e novos mercados!
A procura desta solução técnica justifica-se no sentido de responder às dificuldades de comercialização, designadamente nos mercados internacionais, deste produto, que não resiste a grandes diferenças de temperatura ou alterações bruscas de espaço.
Nesse sentido, desenvolve-se a ideai de um revestimento comestível, sem sabor, inodoro e de cor neutra. Esta película permite proteger o queijo e prevenir o aparecimento do bolor, sem alterar minimamente as características!
Em paralelo, prevê-se a fatiagem do queijo e a venda em unidoses do queijo amanteigado. Este é um projeto voltado essencialmente para os mercados internacionais e para segmentos de consumidores específicos.
Muitos produtores fabricam queijos com peso inferior aos habituais aos 1,2 quilogramas, mas para muitos apreciadores a qualidade é colocada em causa com produtos de menores dimensões.

Sem alterar o processo tradicional de fabrico e preservando as características únicas do queijo, estas inovações biotecnológicas visam responder à desvalorização do produto e da sua matéria-prima nos últimos tempos!

Queijinho sempre saboroso, mnhammm! <3



1 comentário:

  1. Ah, se vai melhorar, creio que é muito bem-vindo! Certamente, conquistará mais apreciadores mundo afora... Bjinhos!

    ResponderEliminar