terça-feira, 26 de abril de 2011

O Coelho da Páscoa e os ovos coloridos, como será que tudo se interliga? :) méééé

Partilhar
Hoje o Duarte deu-me uma ideia muito interessante: escrever sobre a relação existente entre a Páscoa, os coelhos e os ovos coloridos! :)

Como todos sabem, a Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Mas, muito antes de exaltar a ressureição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. No fundo a data sempre representou a passagem de um tempo de trevas para um outro de luzes.
 

O ovo é, sem dúvida, um dos símbolos mais conhecidos da Páscoa, pois é visto como recipiente do fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação. Antigamente, chineses, gregos, egípcios e outras civilizações, acreditavam que o mundo havia surgido a partir de um ovo. Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa chamada “Hamsa” chocou um ovo cósmico na superfície das águas primordiais e depois de dividido em duas partes, o ovo deu origem ao céu e a terra. Já na tradição cristã, o ovo surge como símbolo da renovação periódica da natureza.
 

E os coelhos? A tradição do coelho da Páscoa foi levada por imigrantes alemães para a América, por volta de 1.700. O coelho visitava crianças e escondia ovos coloridos para que elas os encontrassem na manhã de Páscoa. Existe ainda uma outra lenda que conta a história de uma mulher que, para presentear seus filhos pela época pascal, coloriu alguns ovos e escondeu-os num ninho. No momento em que as crianças descobriram os seus ovinhos pintados, um grande coelho passou por elas correndo. Daí ter-se espalhado a história de que os coelhos trazia os ovos na Páscoa. 




1 comentário: