terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Especial Reveillon | Menu de Ano Novo Saloio & Camomila Limão

Partilhar Olá, meus amores!

Passada a consoada chega mais um Reveillon para o qual não podíamos deixar de preparar um menu super especial. O deste ano ano foi preparado pela nossa querida Joana Nunes, do blog Camomila Limão. Brindamos a um 2016 cheio de sucessos? :)







quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Especial | Menu de Natal Saloio e Faz&Come

Partilhar
Olá, meus amores! 

Chegou a altura de revelar o nosso Menu de Natal para este ano!

As receitas são da autoria do talentoso Rui Ribeiro do Faz & Come!

Bom apetite e Feliz Natal! :)







segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Sugestão de Natal | Novos Coffrets na Loja Online!

Partilhar
Olá, meus amores! 
Ainda andam atarefados a comprar as prendas? 
Não percam os nossos novos coffrets de queijinhos, disponíveis na loja online. 
Tão deliciosos que é impossível não gostar! ;)


Façam já a vossa encomenda, aqui



sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Na Terra dos Queijinhos da Saloio | O pequeno grande Quebra Nozes

Partilhar Há muito tempo que não vos convido a fazerem uma visitinha aqui à minha terra, por isso, hoje venho dar-vos uma sugestão para o fim-de-semana: a exposição "O pequeno grande Quebra Nozes" de Olga Neves. 



"O esplendor do Natal só existe porque os brinquedos se animam e decidem ir morar para dentro dos sapatos que descansam na chaminé. Mas desta vez a sua  aventura  complica-se. Retomando o conto de natal que  E.T.A. Hoffmann escreveu e mais tarde Tchaikovsky musicou, Olga Neves recria para nos dar a ver, num imaginário muito próximo do romantismo, essa velha e maravilhosa história."

Parece-vos bem? Então venham até à Fábrica das Histórias na Casa Jaime Umbelino em Torres Vedras. 

E se quiserem vir às comprinhas de Natal passem por Ponte do Rol para verem os nossos coffrets de queijinhos. Estamos na Rua da Chamusca, nº2! :)





quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Curiosidades | Sabiam que o bolo-rei em tempos perdeu a coroa?

Partilhar Olá, meus amores!

Andava eu aqui a pesquisar iguarias de Natal típicas dos outros países quando me deparo com as origens do nosso bolo-rei. Algum de vocês conhece a história? Eu não conhecia, mas é absolutamente deliciosa!




Ora bem, parece que a origem do bolo-rei remonta ao tempo dos romanos, que habitualmente elegiam o rei da festa durante os banquetes festivos. Como é que se escolhia o rei? Adivinharam, com a fava! Sorteava-se entre os presentes e quem tirasse a fava era eleito rei do banquete. 




Posteriormente, a Igreja Católica, aproveitou o facto destas festas se realizarem em Dezembro e associou o bolo-rei à Natividade e à Epifania, isto é, os dias 25 de Dezembro e 6 de Janeiro. Mais tarde esta data ficou conhecida como o Dia de Reis e era simbolizada pela introdução de uma fava num bolo, cuja receita entretanto se perdeu. 




A receita atual - pasmem-se - é originária da corte de Luís XIV de França, o famoso Rei Sol. Segundo o que consegui apurar, este bolo era servido nas festas de Ano Novo e no Dia dos Reis. Vários escritores da época escreveram sobre esta delícia que acabou por ser imortalizada numa pintura de Greuze com o nome de Le Gâteau dês Rois




Como devem saber, as coisas não correram muito bem à monarquia francesa e com a Revolução, em 1789, o bolo-rei passou a ser proibido. Só que os pasteleiros não quiseram perder o negócio e mudaram o nome do bolo para Gâtêau dês Sans-culottes, designação utilizada para denominar os obreiros da revolução.




"Mas como é que a receita chega a terras lusas?" - perguntam vocês. Por cá, esta iguaria ficou popular no século XIX, seguindo uma receita originária do Sul do Loire. A primeira casa a vendê-la foi a Confeitaria Nacional, em Lisboa, por volta de 1870. Depois a moda espalhou-se entre as várias confeitarias do país. 




Também por cá culinária e política andaram à mistura, quando a 5 de Outubro de 1910, com a implementação da república, o bolo não podia continuar a ser rei. Bolos, bolos, políticas à parte, os confeiteiros depressa mudaram o nome do bolo para "ex-Bolo-rei", "Bolo de Natal" ou "Bolo de Ano Novo". Os republicanos mais convictos passaram até a chamá-lo "Bolo-Presidente" ou "Bolo-Arriaga" em homenagem a Manuel Arriaga, primeiro presidente da República Portuguesa.

E é assim que, depois desta curiosa lição de história, o bolo-rei chega à nossa mesa. Podem até não gostar de fruta cristalizada, do brinde ou da fava, mas vale a pena contarem a história, não acham? :)


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Sugestão de Receita | Bolo de Requeijão com sementes de Sésamo e Gengibre

Partilhar Olá, meus amores!

Sempre que se põe um dia tristonho e cinzento como o de hoje, a minha fórmula secreta para animar o dia é preparar um belo bolinho. Hoje a receita é da querida Luísa Alexandra, um delicioso bolo de requeijão com sementes de sésamo e gengibre


Ingredientes:
| 3 Ovos
| 120 gr. de Açúcar
| 80 gr. de Óleo de Girassol
| 150 gr. de Requeijão para Barrar Natural, da SALOIO
| 1 colher [de sopa] de Sementes de Girassol
| 4 colheres [de sopa] de Sementes de Sésamo da Margão
| 1 colher [de sobremesa] de Gengibre em Pó, da Margão
| 200 gr. de Farinha de Trigo
| 1 colher [de sobremesa] de Fermento em Pó


Preparação:
Bate-se bem o açúcar com os ovos inteiros até formar uma mistura homogénea e cheia de bolhas.
Junta-se o requeijão, o óleo de girassol, as sementes de girassol e de sésamo e o gengibre
 e mistura-se bem.

Por fim adiciona-se a farinha e o fermento, envolvendo até ficar bem ligado.
Transfere-se a massa para uma forma previamente untada e polvilhada.
Leva-se a forno pré-aquecido a 190º até cozinhar a gosto.
Fazendo o teste do palito deve retirar-se assim que este sair seco.
Servir o bolo em fatias com uma maçã assada por cima e regado com a calda das maçãs.






sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Passatempo | O Enfeite de Natal!

Partilhar

Olá, meus amores!

Chegou aquela altura do ano em que andamos aqui todos em polvorosa para vos prepararmos os melhores cabazes de Natal! E este ano não foi excepção. São 15 cabazes recheadinhos com os melhores produtos nacionais. :)



Para saberem como podem ganhar um dos 15 cabazes, cliquem aqui

Mãos à obra e boa sorte!




quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Especial de Natal | Cartões de boas festas

Partilhar Bom dia, meus amores!

Talvez não saibam mas hoje é o Dia dos Cartões Natalícios. O envio de cartões de boas festas não é muito comum em Portugal, mas é uma tradição de que gosto particularmente, porque me permite dar um toque mais pessoal aos meus presentes. É uma ótima forma de dizermos à nossa família e amigos o quanto são importantes para nós, e uma recordação que podem guardar para toda a vida. 

Por isso, este ano desafio-vos a criarem os vossos cartões! E em jeito de incentivo deixo-vos aqui um montão de ideias giras que podem experimentar aí em casa. Vamos a isso?



























segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A Mais Bela Receita de Natal | Bacalhau no forno com queijo Palhais Cremoso

Partilhar Olá, meus amores!

Hoje trago-vos uma bela ideia para a vossa ceia de Natal: Bacalhau no forno com queijo Palhais Cremoso, confeccionado pela Maria José Machado, do blog 7 Gramas de Ternura, que foi a grande vencedora do nosso passatempo As Mais Belas Receitas de Natal

Experimentem e contem-me como foi. ;)