sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Sugestão de fim-de-semana | Na terra dos queijinhos da Saloio

Partilhar Quem poderia imaginar que às portas de Lisboa existe um verdadeiro santuário natural, um paraíso para admiradores da mãe natureza e amantes do ar livre? Falo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira. 1223 hectares de verde, ar puro e muita história.


Extremamente rica em património histórico e natural, esta área tem atividades para todos os gostos: observação de pássaros, visitas ao ecoparque da Serra da Archeira e o eco-caminho da Serra do Socorro, caminhada pela Grande Rota das Linhas de Torres Vedras, Ecotrilhos e até uma pista de downhill para os mais aventureiros. Vejam mais informações aqui

Antes de se aventurarem não se esqueçam de passar pela nossa loja, em Ponte do Rol, para levarem uns queijinhos para o piquenique. Estamos abertos aos Sábados, das 09h às 13h! Fico à vossa espera. 

Bom fim-de-semana #MelhoresFãsDoMundo! :D


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Dicas de organização da Cabrinha | Cozinha

Partilhar Manter a casa limpa e arrumada é um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas. Chegamos cansados do trabalho, há que tratar dos miúdos, passar a roupa, preparar o jantar, enfim toda uma série de coisas que deixam qualquer um completamente estafado. O truque para manter tudo num brinco está em utilizar objectos e espaços à partida inúteis. Vamos a isto?

Cozinha

Os malditos tupperwares são sempre fonte de desarrumação. Tentem encontrar um forma de dividir uma gaveta grande, onde possam ser arrumados por tamanhos, com as respetivas tampas. As divisórias podem ser feitas em madeira, como é o caso desta, mas também em cartão, pladur, entre outros materiais. 



Os rolos de papel de alúminio e película aderente podem ser arrumados nas portas dos armários, utilizando separadores de escritório e poupando espaço dentro dos armários. 


Encontrar a especiaria certa pode ser complicado e aborrecido. Ponham tudo em frascos devidamente etiquetados e criem pequenos degraus para que todas as especiarias estejam visíveis. 




Se as quisermos mais à mão, podemos aparafusar a tampa dos frascos no móvel de cozinha e tê-las sempre prontas a utilizar. Também é mais fácil saber quando falta alguma. 




Se as contas e cartas se acumulam em cima da bancada, aproveitem uma porta dos armários da cozinha e criem uma espécie de escritório doméstico, onde podem colocar tudo o que é mais importante. É no fundo um quadro de cortiça mais à mão e escondido dos olhares alheios. 



As frigideiras podem ficar mais acessíveis se arranjarmos um suporte que não só garante mais espaço como impede que fiquem riscadas. 


Também podem utilizar suportes para copos e pratos, ou uma base giratória para especiarias. 


Já pensaram numa utilização para a gaveta falsa na bancada da cozinha? Retire a "gaveta" e tenha o rolo de cozinha mais à mão. 


Parece que o frigorífico nunca é suficientemente grande para todas as nossas compras. Utilizar caixas transparentes facilita a arrumação e o aproveitamento dos alimentos. 
Se gostam de fazer bolos sugiro que utilizem uma porta de armário para colocar as medidas e conversões necessárias. Mais fácil não há. E não ocupa espaço. 


Se não gostam de ver a esponja e detergentes em cima da bancada, utilizem um suporte para chuveiros na porta por baixo do lavatório. Limpo e arrumado. 


Para terminar, o truque mais simples de sempre, para a coisa mais chata de sempre, as tampas das panelas e frigideiras: 
cabides de colar + porta de armário = tampas arrumadas e disponíveis. 

Fantástico não acham? 


Se gostaram destas dicas e querem ver mais deixem-me um comentário com a divisão que gostariam de ver no próximo post. Até lá, boas organizações!!









segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sugestão de receita | Quiche de Queijo de Cabra e Bacon

Partilhar Vamos lá a começar a semana de estômago bem composto. Quiche de Queijo de Cabra e Bacon para abrir o apetite. Uma delícia confeccionada pela Graziela do blog Vida de Desempregada.



Ingredientes1 rolo de massa folhada (usei refrigerada)200ml de natas frescas3 ovosSal grosso (usei Rui Simeão)Pimenta pretaBacon aos cubinhos (usei Barriga Fumada - Minho Fumeiro)1 queijo de cabra pequeno (usei Palhais - Original)



Preparação
1. Frite o bacon numa frigideira anti aderente (o bacon vai libertar uma gordura, por isso não precisam de oléo nem manteiga) até ficar crocante.
2. Parta o queijo em cubos e reserve.
3. Forre uma tarteira ou pirex com manteiga e farinha e estique a massa folhada
4. Coloque o bacon.
5. Numa taça bata os 3 ovos com as natas e tempere de sal e pimenta (em pouca quantidade, pois o queijo e o bacon já têm sal). 
6. Verta o preparado sobre a massa folhada e por cima deite os cubos de queijo.
7. Leve a forno a cerca de 200º C durante 40 minutos.
8. Deixe arrefecer e retire da forma.


Vejam mais sobre esta receita aqui

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Sugestões de fim-de-semana - Sopa Nuvem, um thriller gastronómico

Partilhar
Hoje trago-vos um espectáculo de família para famílias, com filmes, música e sopa ao vivo!

Esta é a história de um pai que parte numa viagem, dentro e fora de si, para descobrir a misteriosa receita de sopa do Avô António. Sopa Nuvem é uma história verídica, onde todos os personagens, objectos e a sopa, que é servida aos espectadores no fim, são reais.


Vejam mais informações aqui

LisboaCulturgest - Rua Arco do Cego - Edifício Sede da CGD
26-02 a 27-02. Quinta às 10h00  e 14h30; Sexta às 10h00  (para escolas). 
2,50€
28-02 a 01-03. Sábado e domingo às 16h00 . 
3,50€



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Curiosidades | 13 dicas que vão transformar as suas aventuras culinárias

Partilhar

1. Rale a manteiga demasiado fria

Quando nos esquecemos de retirar a manteiga do frigorífico torna-se extremamente difícil trabalhá-la. Dá próxima vez que isso acontecer experimente ralar a manteiga, vai ver que se torna bem mais fácil. 


2. Congele os molhos em cuvetes de gelo

Sempre que sobrar molho, aproveite para congelá-lo e terá uma versão caseira dos caldos Knorr.


3. Descasque alhos sem dificuldade

Basta seguir três passos simples: esmagar, agitar e separar!


4. Não dobre mais as colheres na hora de comer gelados

Coloque o recipiente dentro de um saco de plástico. Retire o ar do saco e coloque-o no congelador. O gelado vai manter a sua textura cremosa e as colheres permanecerão intactas.


5. Acabe com os deslizes da tábua de cortar

Coloque um pouco de papel aderente, molhado, debaixo da tábua de cortar e faça tudo com mais segurança. Simples, mas muito eficaz.

6. Faça os seus próprios gelados de iogurte

Escolha um iogurte com embalagem sem muitos recortes, para conseguir retirar o gelado com maior facilidade, insira os paus de gelado e coloque no congelador. Delicioso e saudável.


7. Mantenha a salada fresca e estaladiça

Se gosta de arranjar a salada para a semana, coloque uma folha de papel de cozinha no topo da salada antes de cobrir com papel celofane. Deve manter-se fresca durante uma semana!

8. Corte alimentos com a ajuda do fio dental

O fio dental pode ser uma grande ajuda na hora de cortar alimentos com textura mais suave como é o caso dos queijos, bolos, entre outros. Experimente, mas não se esqueça de escolher um sem sabor ou aroma!


9. A melhor forma de arrefecer o vinho

Congele uvas antes de abrir a garrafa e utilize-as como cubos de gelo. Arrefecem o vinho imediatamente sem o deixarem aguado. 

10. Evite as sementes do pimento

Um dos aspectos mais aborrecidos de cortar pimentos são mesmo as sementes. Aqui vai uma forma de evitar essas sacaninhas. 

11. Ponha a colher de pau ao serviço

Para evitar que os alimentos fervam em demasia e transbordem, coloque uma colher de pau a meio da panela. Ao rebentar as bolhas a colher vai impedir que os líquidos transbordem, eliminando o risco de apagar a chama ou de sujar o fogão.


12. Mantenha os bolos mais frescos e saborosos com pão de forma

Se sobrou bolo daquela festa ou jantar, o melhor é colocar uma fatia de pão de forma em cada ponta, com a ajuda de palitos. Este pequeno truque vai fazer com que o bolo mantenha a sua frescura e também a textura cremosa. 

13. Conserve as suas ervas aromáticas

Para aproveitar as ervas aromáticas ao máximo, congele-as em cuvetes de gelo com azeite. Basta colocar na frigideira da próxima vez que as quiser utilizar. 



Descubra mais dicas aqui




















segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sugestão de receita | Sformato de Requeijão com Bróculos e Espargos

Partilhar Hoje trago-vos um Sformato de Requeijão com Bróculos e Espargos para o almoço.

Para quem não conhece, o sformato é uma espécie de soufflet mas a massa não é tão arejada. É quase um pudim. Derivado do termo sformare ou desenformar, o sformato leva geralmente ovos batidos e pode ser feito de legumes, massa, batatas ou arroz. Os sformatos também podem ser doces e nesse caso são geralmente acompanhados de molhos ou reduções doces.

Posto isto, deixo-vos com esta bela receita da talentosa Helena Gonçalves, do blog Tentações sobre a mesa


Ingredientes:

1 chávena de leite (240 ml);2 + 1 colheres de sopa de manteiga;2 colheres de sopa de farinha;1 requeijão do campo com azeitonas Saloio;sal marinho q.b.pimenta preta (moída na hora) q.b.300 g de espargos limpos;200 g de ramos de bróculos;4 ovos M.



Execução:

Prepare vários ramequins, ou uma forma, untando com manteiga e forrando o fundo com papel vegetal (para facilitar quando se desenformar).
Arranje os legumes corte os espargos aos pedaços e leve a cozer ao vapor. Reserve as pontas dos espargos e alguns raminhos de bróculos e reduza os restantes a puré.
Aqueça o leite, sem ferver.
Leve ao lume 2 colheres de sopa de manteiga e quando ferver junte a farinha, mexendo sempre até espessar. Aos pouco adicione o leite de forma a obter um creme bechamel. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora.
Bata ligeiramente os ovos.
Desfaça o requeijão e junte ao creme, mexendo até desfazer totalmente.  
Acrescente os ovos e o puré de legumes, incorpore bem no preparado anterior.
Verta na forma e leve a cozer no forno, pré-aquecido a 180º C, em banho maria, até que fique bem firme, mais ou menos durante 30 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer uns 5 minutos.
Descole as laterais com a ajuda de uma faca e desenforme sobre o prato de servir. Lentamente retire o papel vegetal.
Derreta a restante manteiga e envolva nela as pontas dos espargos e os raminhos de bróculos. Decore com eles o pudim.





Descubram mais sobre esta receita aqui




Passatempo | Dia dos Namorados

Partilhar O Dia dos Namorados já passou mas o Amor continua no ar!

Estou a oferecer uma estadia romântica no fabuloso Ô Hotel Golf Mar e um brunch no Restaurante A do nosso Chef António Amorim a quem fizer a declaração mais romântica e original. 

Não percam esta oportunidade de surpreender quem vos faz feliz! :) 



Saibam como podem ganhar aqui.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sugestões de fim-de-semana | Venha descobrir o Carnaval mais português de Portugal!

Partilhar
Boa sexta-feira meus amores! Hoje estou ainda mais animada do que é habitual, porque é já hoje que começa o Carnaval aqui em Torres Vedras! 



São 6 dias repletos de animação, com corsos tradicionais, cabeçudos, matrafonas e muito mais, naquele que é considerado o Carnaval mais português de Portugal. 
E este ano, o tema é o Amor! Mal posso esperar!




Venham todos, tragam família e amigos e se puderem, façam-nos uma visitinha na Loja de Fábrica de Ponte do Rol. Estamos abertos aos Sábados das 09h00 às 13h! :) 

Descubram mais sobre o nosso Carnaval aqui

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dicas da Cabrinha | Refeições aos corações

Partilhar Com o dia 14 de Fevereiro a aproximar-se são muitas as dores de cabeça: O que oferecer? Onde jantar? Cinema? Teatro? Prenda?
Pois aqui a Cabrinha é da opinião de que as melhores prendas são aquelas em que depositamos o nosso amor e carinho. Por isso mesmo, trago-vos uma série de sugestões para alegrarem a mesa e o coração dos que vos são mais especiais. 

Pequeno-almoço






Almoço



Lanche 




Jantar




Agora é só escolherem o momento que mais vos agrada e partilharem com namorados, namoradas, amigos, família. O importante é serem felizes e espalharem esse sentimento tão positivo. O mundo precisa de mais refeições com corações!

Mais ideias aqui



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sugestão de receita | Almôndegas de peixe com recheio de queijo

Partilhar Hoje trago-vos um twist do típico Fish & Ships, Almôndegas de peixe recheadas com queijo e batata frita para acompanhar. Esta belíssima ideia foi-nos enviada pela querida Anabela, do blog Nárwen's cuisine


Ingredientes:

400 g de maruca (usei a maruca congelada da marca Frip)
1/2 cebola
1 dente de alho
1/2 carcaça com dois dias (usei da Panificadora Costa & Ferreira)
1/2 c. sopa de salsa picada
1 ovo
1 c. sopa de farinha
1 fio de azeite (usei o azeite virgem extra - colheita especial - da Quinta da Lixa)
1/2 c. chá de sal
1 pitada de pimenta 
1 queijo curado de mistura, pequeno (usei o queijo Serra da Vila de vaca, cabra e ovelha da Saloio)
Batatas julienne para forno da Mccain

Molho de peixe cremoso:
25 g de margarina
20 g de farinha
400 ml de água quente
1 cubo de caldo de peixe 
60-80 ml de natas
1 pitada de pimenta (usei da marca Margão)
1 raminho de salsa


Preparação:

Comece por retirar pele e espinhas ao peixe e pique-o grosseiramente. Corte o queijo em cubos pequenos e reserve.Corte o pão em pedaços, deite-o na picadora processando até ficar bem desfeito, retire e reserve.Misture o peixe com a cebola e os dentes de alho, ambos laminados, e reduza-os a puré. Junte ao preparado de pão, acrescente o sal, a pimenta e o ovo, misturando muito bem.Por fim, acrescente a farinha até obter uma massa moldável e homogénea.Retire uma pequena porção do preparado de peixe e adicione-lhes um cubinho de queijo ao centro, moldando bem para que fique uma bolinha pouco maior que uma noz, sendo que o queijo deve estar no interior da mesma. Execute o mesmo processo até terminar toda a massa.Aqueça o azeite e salteie as almôndegas de ambos os lados e até dourarem ligeiramente.Retire as almôndegas para um refractário, untado com azeite, e coloque-as no forno aquecido a 180ºC por 15m.Adicione a margarina ao que sobro do azeite de saltear, deixe derreter e adicione a farinha, envolvendo bem até que doure, cerca de 1 a 2 minutos. Aos poucos, adicione o caldo de peixe (junte previamente a água a ferver com o cubo de peixe) e misture até que o molho comece a engrossar. Adicione as natas e continue a cozinhar até o molho atingir a consistência desejada. Rectifique os temperos. Retire as almôndegas do forno, cubra com o molho e leve para assar por mais 5-10 minutos e sirva.Enquanto isto, leve as batatas julienne ao forno até dourarem.


Vejam mais sobre esta receita aqui