terça-feira, 26 de abril de 2011

Creme de Queijo e Canela

Partilhar Sugestão de Fim-de-Semana

Páscoa é sinónimo de férias, descanso, chocolate, amêndoas e deliciosas refeições em família.

Neste fim-de-semana prolongado delicie miúdos e graúdos com um maravilhoso Creme de Queijo e Canela. Esta sobremesa, de preparação rápida e fácil, é a opção ideal para quem aprecia doces frescos e saborosos!

Experimente, sei que vai gostar!


Modo de preparação: Numa taça, junte o Alavão Cremoso, o leite condensado, o leite e a raspa da laranja. Misture tudo muito bem com o auxílio de um vara de arames. Demolhe as folhas de gelatina em água fria por três minutos. Escorra-as e leve ao lume em banho-maria mexendo sempre até derreter. Incorpore as folhas de gelatina derretidas no preparado anterior, assim como as natas batidas em neve. Coloque palitos de champanhe em torno de uma taça e verta o preparado por cima. Decore com fios de ovos, polvilhe com canela e leve ao frio até ao momento de servir. 

O Coelho da Páscoa e os ovos coloridos, como será que tudo se interliga? :) méééé

Partilhar
Hoje o Duarte deu-me uma ideia muito interessante: escrever sobre a relação existente entre a Páscoa, os coelhos e os ovos coloridos! :)

Como todos sabem, a Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Mas, muito antes de exaltar a ressureição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. No fundo a data sempre representou a passagem de um tempo de trevas para um outro de luzes.
 

O ovo é, sem dúvida, um dos símbolos mais conhecidos da Páscoa, pois é visto como recipiente do fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação. Antigamente, chineses, gregos, egípcios e outras civilizações, acreditavam que o mundo havia surgido a partir de um ovo. Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa chamada “Hamsa” chocou um ovo cósmico na superfície das águas primordiais e depois de dividido em duas partes, o ovo deu origem ao céu e a terra. Já na tradição cristã, o ovo surge como símbolo da renovação periódica da natureza.
 

E os coelhos? A tradição do coelho da Páscoa foi levada por imigrantes alemães para a América, por volta de 1.700. O coelho visitava crianças e escondia ovos coloridos para que elas os encontrassem na manhã de Páscoa. Existe ainda uma outra lenda que conta a história de uma mulher que, para presentear seus filhos pela época pascal, coloriu alguns ovos e escondeu-os num ninho. No momento em que as crianças descobriram os seus ovinhos pintados, um grande coelho passou por elas correndo. Daí ter-se espalhado a história de que os coelhos trazia os ovos na Páscoa. 




sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sugestões da Cabrita: “Cabra Parade” no Mercado Municipal de Portimão

Partilhar Até dia 16 de Abril, a cabra algarvia “invade” o Mercado Municipal de Portimão, através da exposição itinerante “Cabra Parade”. 

A “Cabra Parede” inspirada no conceito Cow Parade, internacionalmente conhecido, é uma exposição itinerante, cujas peças em fibra de vidro foram criadas pela Câmara Municipal de Castro Marim e por várias entidades da região, como a Universidade do Algarve, a ERTA – Entidade Regional de Turismo e o IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, entre outras.

Para mais informações clique aqui.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bolo de Noz ao Cognac

Partilhar Sugestão de Fim-de-Semana

Este fim-de-semana sugiro-lhe um maravilhoso Bolo de Noz ao Cognac!

Celebre a Primavera aproveitando os dias de sol que se aproximam e faça um piquenique
em família! Umas fatias de Bolo de Noz ao Cognac, um sumo de fruta fresco e uma
tarde de sol são a receita ideal para todos os que procuram passar um dia especial junto
de quem mais gostam.

Experimente, sei que vai gostar!



Modo de preparação: Unte uma forma redonda de chaminé com manteiga e farinha. Numa tigela pique ligeiramente o miolo de noz. Junte a manteiga com o açúcar, adicione o cognac e misture tudo muito bem. Junte as claras dos 5 ovos batidas em castelo alternando com a farinha e o fermento. Junte o queijo fresco Saloio Magro amassado e por fim o miolo de noz. Misture até obter uma massa homogénea. Coloque o preparado dentro da forma e leve ao forno a 180ºC durante 20 a 30 minutos. Misture a canela com o açúcar e polvilhe o bolo.