sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sugestão da Cabrita: de 26 a 29 de Agosto, Dias Medievais em Castro Marim! :) méééé

Partilhar
Começaram ontem os Dias Medievais em Castro Marim, Algarve. Desfiles medievais, banquetes, torneios e muita animação são os pratos fortes da iniciativa que cumpre este ano a 13.ª edição.

Durante quatro dias e noites plenos de mistério e magia, o passado medieval da vila de Castro Marim vai ganhar vida e forma dentro e fora das paredes ancestrais do castelo.


 Temíveis guerreiros com armaduras reluzentes, misteriosos engolidores de fogo e encantadores de serpentes, bobos bem-humorados, altivos reis e rainhas, belas princesas e poderosos nobres, inspirados jograis e trovadores e enigmáticos malabaristas e mágicos vão desfilar por este sonho com tempo e lugar marcados.

Relembrando tempos longínquos, na feira e mercado medievais, os mais de 40 artesãos vão recriar ao vivo os ofícios e profissões da época, como o padeiro, farmacêutico, boticário, tosador, barbeiro, ferreiro, peleiro e tecedeira.

Nesta fascinante viagem, os emotivos torneios de cavalaria, as provas de falcoaria, a exibição dos instrumentos de punição e tortura, os irresistíveis e longos banquetes servidos com iguarias da época e os espectáculos teatrais e musicais prometem momentos inesquecíveis.

:) méééé

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Cabra mudou de casa!!! Vem Visitar-me no meu novo lar! :D *

Partilhar
Sentiram a minha falta? Espero que sim!!! :D méééé

Fui de férias e decidi mudar de casa. Para comemorar este grande passo decidi estender o passatempo "Leva-me de férias e apresenta-me aos teus amigos!"até Setembro!
Espero que todos os meus amiguinhos me continuem a visitar neste novo lar que decidi criar em: www.facebook.com/acabrapalhais

Torna-te fã da Cabra Palhais no Facebook e habilita-te a ganhar um fantástico passeio de barco para 4 pessoas, na muito conhecida Rota dos Avieiros!

Sabe mais em: http://asreceitasdacabra.blogspot.com/2010/08/passatempo-leva-me-de-ferias-e.html
 ;) méééé

Cabrinhas contra os incêndios!!! :) mééééé

Partilhar
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, que une as regiões vizinhas de Portugal e Espanha, vai começar a introduzir, nesta área, 150 cabrinhas, a partir do próximo ano. O objectivo é usar as minhas priminhas como estratégia de limpeza de campos e matas.

Ao abrigo do projecto Self-Prevention, os distritos de Bragança, Guarda, Salamanca e Zamora vão ser contemplados com este modelo de auto-gestão sustentável do solo. Está previsto um investimento inicial de 48 milhões de euros, com o apoio de fundos comunitários e dos governos de Portugal e Espanha.

O projecto contempla ainda o desenvolvimento social e económica das região do Douro, pelo que são esperadas receitas anuais superiores a 30 milhões de euros anuais, provenientes da exploração pecuária e do dinamismo gerado com os 558 postos de trabalho previstos.

As cabrinhas serão colocadas em campos agrícolas e montes abandonados, para que desta forma possam evitar a vegetação excedentária no solo, vegetação esta que já não irá arder com os calores tórridos do verão, contribuindo para a diminuição dos incêndios florestais.

Caberá aos sócios locais (produtores, administração pública e proprietários) contribuir para a criação dos rebanhos ou para a disponibilização de terrenos.

Para a gestão do rebanho será criada uma empresa de capitais mistos público-privados, que vai contar com 15 lojas e 12 queijarias, entre outras valências.

;) méééé

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pizza de Pêssego e Queijo

Partilhar Sugestão de Fim-de-Semana

Gosta de refeições leves e fresquinhas?

Esta semana sugiro-lhe uma deliciosa Pizza de Pêssego com dois queijos, ideal para os almoços, jantares ou lanches lá de casa!
Quente ou fria, esta receita é perfeita para quem aprecia a conjugação de sabores doces e salgados.

Bom apetite!


Modo de Preparação:
Para a massa, desfaça o fermento no leite morno e junte-o com a farinha, o ovo, o sal e a manteiga derretida. Amasse bem até formar uma bola.
Para o creme, ferva o leite. À parte, misture o açúcar com a farinha, o ovo, as gemas e a baunilha. Incorpore esta mistura no leite e mantenha sobre lume brando, mexendo até engrossar. Estique a massa, formando um rectângulo. Com os dedos, crie um rebordo na massa pressionando-a toda em volta. Regue com o creme.
Para o recheio, corte o pêssego às fatias e coloque-o nas pontas da massa. Fatie os kiwis e disponha-os no centro. Por último, polvilhe com as cerejas e o queijo aos cubos. Leve ao forno, por 25 minutos, a 200ºC. Decore, por exemplo, com a amêndoa.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sabem como é feito o leitinho em pó?! :) Méééééé

Partilhar
Feito a partir da secagem do leite comum, o leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite.

A água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, é extraída através de processos lentos de evaporação. De forma a preservar as proteínas de que é composto, o leite é escorrido por paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, temperatura que garante que não ferva.

Findo este passo, 50% da água evapora deixando o leite em consistência pastosa. Aqui, o leite é enviado para uma máquina que borrifa gotículas minúsculas do leite contra um jacto de ar quente a 180 °C.

Um simples contacto é o suficiente para fazer com que os restantes 50% de água evaporem, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco que será posteriormente separado em: flocos, granulado ou pulverizado.

Dependendo do tipo de leite utilizado à partida (magro, goro, desnatado, etc.) este leite em pó poderá apresentar-se com diferentes teores de gordura.


De qualquer forma os componentes nutricionais do leite em pó são os mesmos que os presentes em leite líquido, com valores próximos de 30 – 35% de persevação.

1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6-7 litros de leite recombinado.

:) méééé

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Passatempo: "Leva-me de férias e apresenta-me aos teus amigos!"

Partilhar
Agosto é sinónimo de férias e muita “cabritagem”. E eu tenho um desafio aliciante para todos os meus amigos!!

A partir de hoje, e durante os próximos dias (até 3 de Setembro), está no ar o passatempo “Leva-me de férias e apresenta-me os teus amigos” :) que vai colocar a vossa mestria e criatividade fotográfica à prova!!! Preparados?!

O desafio é o seguinte:

Para se habilitarem a ganhar um dos 10 prémios que tenho para oferecer, basta enviarem uma fotografia com a imagem da Cabra Palhais de férias convosco para acabrapalhais@gmail.com! As fotos podem ser tiradas com amigos, na praia, na piscina, no parque de campismo, em viagem, etc! Seguidamente ao envio da vossa fotografia, só têm de convidar o máximo de pessoas para se juntarem à minha comunidade virtual!

As 10 fotografias mais originais e que me ofereçam mais amiguinhos vão ser as dignas merecedoras de um fantástico passeio de barco, na muito conhecida Rota dos Avieiros*.


MAS HÁ MAIS!! Cada vencedor poderá levar não um, nem dois, mas TRÊS AMIGOS consigo nesta fantástica aventura marítima!

O passeio será realizado em dois domingos do Mês de Setembro (dias por definir), da parte da manhã, e contemplará na mesma viagem todos os vencedores deste passatempo e os três “acompanhantes” de cada um, num convívio muito especial.

Façam uso da vossa criatividade! E boa férias!! :)

*A Rota dos Avieiros dá a conhecer lendas e tradições muito especiais da região de Santarém. Além da agradável viagem de barco, poderão ser observadas espécies vegetais únicas, bem como os cavalos lusitanos, graças brancas, corvos marinhos, águias pesqueiras e muito mais!
Os passeios de barco têm partida do Cartaxo e destinam-se a pessoas com idades compreendidas entre os 5 e os 70 anos. É obrigatório roupa e sapatos confortáveis e aconselha-se o uso de protector solar e chapéu. Boa viagem!




Regulamento:
01 – Envia a tua fotografia em formato JPG para acabrapalhais@gmail.com até 3 de Setembro.
02 – Todas as fotografias deverão remeter à temática “Férias” e a Cabra Palhais tem de estar contemplada na imagem; as imagems serão publicadas no àlbum: "Leva-me de férias e apresenta-me aos teus amigos!".
03 – As imagens deverão ser em formato JPG e não deverão exceder os 2 MB.
04 – As 10 imagens vencedoras serão premiadas com um Passeio de barco na Rota dos Avieiros (a realizar em data ainda a definir, da parte da manhã, não contemplando almoço).
05 – Todas as imagens que possam de alguma forma ferir susceptibilidades serão excluídas, bem como os seus autores.
06 – Não existe limites de participação. A mesma pessoa pode enviar um número ilimitado de imagens e sugerir um número ilimitado de “fãs” à Cabra Palhais.
07 – Para participar é condição essencial ser fã da Cabra Palhais no Facebook (www.facebook.com/acabrapalhais) e convidar o máximo número de amigos possível para fortalecerem a comunidade virtual de amigos da Cabra Palhais.
08 – As fotografias vencedoras serão anunciadas no Blog As Receitas da Cabra.
09 – Todos os participantes deverão residir em Portugal Continental.
10 – Apenas serão consideradas as imagens que cumpram os requisitos acima expostos.

Sugestão da Cabrita: Romaria da Nossa Senhora da Agonia! :) méééé

Partilhar Tradicionalmente associada ao mar, seus perigos e tragédias, a Romaria da Nossa Senhora da Agonia celebra-se desde 20 de Agosto do ano de 1968.

Considerada a Rainha das Romarias, as festas da Nossa Senhora da Agonia realizam-se entre 19 e 25 de Agosto em Viana do Castelo, onde a tradição e o folclore minhoto são pano de fundo para uma das principais festas populares do Norte de Portugal.


A Romaria engloba vários eventos espalhados um pouco por toda a cidade, desde concertos, exposições, feiras, desfiles, cortejos e arraiais, na melhor tradição minhota.

Entre eles, merecem destaque a Festa do Traje e o Cortejo Etnográfico, um enorme desfilar das famosas Noivas de Viana e restantes elementos característicos.

As Revistas de Gigantones e Cabeçudos são também motivo de atracção turística, e a procissão da Senhora d'Agonia (que passa também pelo mar), juntamente com a Solene Concelebração Eucarística, constituem o principal momento religioso da Romaria.

:) mééééé

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A História do Leite Condensado!!! :D * méééé

Partilhar
A história do leite condensado começou em 1867 quando o americano George H. Page, proprietário da empresa Anglo Swiss Condensed Milk, iniciou na cidade de Cham na Suíça, a sua fabricação, fazendo uso da abundância de leite de boa qualidade produzido no seu país.

Nas suas tentativas de desidratação de leite comum, Border descobriu que, antes de se transformar em pó, o leite transformava-se em condensado.

A invenção de Borden, patenteada em 1856, só foi valorizada quatro anos depois com o estalar da Guerra Civil Americana, altura em que o inventor começou a transportar leite condensado e em pó para as tropas.

Rapidamente o produto fez sucesso na Europa, principalmente entre as mulheres, que reforçavam a alimentação de seus filhos dando-lhes o energético e açucarado, o leite condensado.
O leite condensado comercial possui uma alta adição de açúcar, mas existe variedades em estado natural que não contêm açúcar.

Na sua composição podemos encontrar: leite integral, açúcar, leite em pó integral e lactose.

:) méééé

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sugestão da Cabrita: "Portugal Pequeninos, há quanto tempo não vão lá?" :D * méééé

Partilhar
Ir ao Portugal dos Pequeninos é um pouco como ter o país na palma da mão.

Aqui encontramos pavilhões dedicados às antigas possessões imperiais portuguesas como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor, Índia e Brasil. Bem como a aldeia dos pequenitos que é dedicada às casas regionais portuguesas.

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, um retrato vivo da Portugalidade e da presença portuguesa no mundo, sendo ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações.

Nascido pela mão e pelo génio de Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco, integra desde 1959 o património da Fundação Bissaya Barreto.
Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultural e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.



:) mééééé

Porque será que o leite é branco?! méééé :D *

Partilhar A cor, o sabor e o odor do leite variam de acordo com a espécie de bovino ou caprino da qual é retirado.

O leite é composto por uma emulsão de gorduras inseridas numa solução rica em proteínas, açúcares, sais minerais, enzimas e vitaminas. A nata (matéria gorda componente do leite) apresenta-se em pequenos e numerosos glóbulos dispersos na água, elemento que representa cerca de 87% da composição do leite.

Esses glóbulos de gordura desviam a luz em várias direcções, reflectindo todas as cores do espectro da luz, o que resulta na cor branca do leite.

Esta é a razão pela qual o leite é branquinho, a luz, ao reflectir-se nos glóbulos gordos do leite, torna-o dessa cor a que todos nós nos acostumamos a ver.

:) mééééé